Prós e contras de dormir com tampões nos ouvidos

Dez 29, 2021 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

São muitos os sons que podem perturbar o nosso descanso: essas obras que começam demasiado cedo na rua, o camião do lixo que passa mesmo ao lado da nossa casa, o vizinho que faz barulho a horas inoportunas… Por isso, foram inventados os clássicos tampões dos ouvidos: para não termos que enfrentar estes ruídos todas as noites.

O que pretendem estes tampões, normalmente fabricados em algum material suave, como a espuma de poliuretano, é adaptar-se aos nossos canais auditivos e, desta maneira, manter-nos afastados dos possíveis ruídos exteriores que possam chegar até nós. No entanto, o certo é que existe certa controvérsia acerca do seu uso. É bom ou mau utilizá-los?

Prós e contras de dormir com tampões

São vários os fatores do nosso ambiente de descanso que nos podem levar a querer utilizar tampões. Mas, que prós e contras implica esta prática realmente?

Prós de dormir com tampões

Como bem deve saber, dormir pouco ou dormir mal pode ter consequências muito negativas no nosso dia a dia: temos mais risco de sofrer um acidente, a nossa sensibilidade e as mudanças de humor aumentam, é possível que a isso se juntem alguns problemas de equilíbrio… E é evidente que, para descansar adequadamente, precisamos de um ambiente tranquilo, se possível totalmente silencioso, coisa que nem sempre é possível, dependendo do lugar onde vivamos.

Isto é algo que podemos solucionar, através do uso de tampões. Graças a estes, podemos suprimir praticamente todas as possíveis perturbações do exterior, e descansar comodamente, sem termos de nos preocupar se o vizinho fará algum ruído ao despertar-se, ou se o camião do lixo nos despertará novamente.

E é que, como é lógico, estes são muito utilizados, sobretudo nesses sítios onde os ruídos têm um grande protagonismo, como nas grandes cidades, especialmente em zonas de muita atividade noturna, ou nas casas que se encontram perto de aeroportos, por exemplo.

Além do mais, o ruído destas zonas não só nos pode impedir de dormir com prazer, mas também nos pode causar um alto nível de stress. É por isso que o uso de tampões para dormir pode ser tão positivo nestes casos.

dormir com tampões

Contras de dormir com tampões

No entanto, como seria de esperar, o uso dos tampões também pode ter alguns contras sobre o nosso dia a dia. Em concreto, o uso destes tampões pode-nos levar a sofrer infeções nos ouvidos.

Isto pode acontecer, principalmente devido à acumulação de sujidade no nosso canal auditivo, que podemos evitar, nomeadamente limpando de forma frequente, tanto os tampões, como os nossos ouvidos, na medida do possível. Por isso, também se recomenda utilizar tampões de um só uso.

Outra das principais desvantagens destes tampões é o possível desconforto que pode trazer o seu uso. É que, ainda que estejam fabricados com materiais ergonómicos e suaves, os tampões podem ser bastante incómodos, sobretudo quando nos deitamos.

Além do mais, ao dormir com tampões perdemos audição, e o seu isolamento pode ser perigoso, sobretudo porque nos mantém totalmente desconectados, enquanto os temos colocados.

Por último, o uso de tampões pode implicar que se criem tampões de cera nos nossos ouvidos, devido à acumulação de cera no ouvido. Como dizíamos, uma fácil solução, se necessita dormir com tampões, é manter bem limpos os seus ouvidos.

Como vê, o uso de tampões pode ter os seus prós e os seus contras. Se precisa de os utilizar no seu dia a dia, recomendamos-lhe que mantenha os seus ouvidos o mais limpos possível, e que os utilize exclusivamente para dormir. Desta maneira, poderá evitar possíveis infeções! Em qualquer caso, faça o que for preciso para descansar comodamente: é o mais importante!