Prós e contras de dormir com o cabelo solto ou atado

Dez 7, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO, MULHER

Quando se trata de cuidar do nosso cabelo, surge uma questão bastante geral: é melhor dormir com o cabelo solto ou atado? Isto pode ter consequências no nosso cabelo de todos os tipos e por isso pode ser importante ter isto em mente.

Muitas pessoas escolhem dormir com o cabelo atado por alguma razão específica (por exemplo, quando queremos ondular o cabelo, podemos optar por fazer tranças e obter um bom resultado na manhã seguinte). Mas, que outras razões podem existir para atar o cabelo para dormir?

Porquê atar o cabelo para dormir?

Atarmos o cabelo para evitar a queda de cabelo

Podemos pensar que, quando atamos o cabelo durante a noite, mantemos a crina no lugar e assim evitamos a maior perda de cabelo. No entanto, deve saber que isto não é real. De facto, dormir com o cabelo atado pode causar uma maior tensão no couro cabeludo, o que pode afectar o crescimento adequado do cabelo.

Para evitar enredos

Isto é muito comum, especialmente nas pessoas que têm cabelo comprido. Atar o cabelo durante a noite evitaria emaranhados excessivos. Neste caso, podemos optar por algumas alternativas ao rabo de cavalo, que é a coleção que pode causar mais tensão no couro cabeludo. Algumas alternativas para dormir com um rabo de cavalo são:

  • Dormir com tranças. Este envoltório não pode ser prejudicial para o couro cabeludo se usarmos um tipo de trança que não é apertada e segue a caida natural do cabelo. Se você quiser usar um rabo de cavalo na extremidade para fixar a trança, ele deve estar solto e não muito apertado para evitar a quebra das fibras capilares.
  • Atar o cabelo com rabo de cabalo curto. Este tipo de atado também não é excessivamente prejudicial para o nosso couro cabeludo se não apertarmos muito. Permitirá que o sangue circule corretamente no nosso couro cabeludo e não parta o cabelo.
  • Use tiras de algodão em vez de elásticos. Este tipo de produtos irá causar menos danos ao seu cabelo se você quiser dormir com o cabelo para cima.

Porque NÃO atar o cabelo para dormir

O que nunca deves fazer é dormir com o cabelo molhado, em qualquer caso. Isso pode aumentar as chances de problemas de cabelo, como caspa ou dermatite e, sem dúvida, irá afetar a vida útil da sua almofada.

Diminuição da circulação sanguínea

Quando atamos o cabelo com muito aperto e um elástico, o sangue não circula normalmente no couro cabeludo. Isto pode levar à quebra e/ou quebra das fibras capilares e, consequentemente, ao enfraquecimento do cabelo e dos folículos capilares.

pode causar mais queda de cabelo

O crescimento do cabelo pode ser afetado se apanharmos o cabelo à noite. Se você tem uma predisposição para a perda de cabelo, é melhor deixar seu cabelo solto para que seu couro cabeludo seja oxigenado.

Pode ser mais complicado penteá-lo no dia seguinte

Quando recolhemos o nosso cabelo durante a noite, provavelmente será mais difícil penteá-lo mais tarde. Além disso, é possível que a forma que você atou permaneça fixa e isso nos impedirá de moldá-la no dia seguinte.

Problemas capilares como caspa ou dermatite

Este tipo de problema pode ocorrer especialmente se dormirmos com o cabelo atado. A transpiração diminui e o couro cabeludo pode ser mais sensível à irritação e inflamação.

Então, como já viste, a melhor ideia é dormir sempre com o cabelo solto. Mas se você quiser dormir com o cabelo atado, uma boa opção é optar por penteados que não exigem puxar o couro cabeludo excessivamente.