Posturas recomendadas para dormir, se sofre de ciática

Mar 19, 2022 | SAÚDE, PRODUTOS | 0 comments

O nervo ciático é o maior nervo que temos no corpo. Começa na medula espinal, percorre os quadris e os glúteos, e continua pela parte posterior de cada uma das pernas. 

A ciática dá-se quando este nervo é comprimido. Normalmente, isto é causado por uma hérnia de disco na parte baixa das costas, e o seu sintoma característico é uma dor aguda ao longo do nervo. A dor pode variar de leve a insuportável, e geralmente afeta um dos lados. Os afetados por este problema sabem que pode ser muito complicado aprender a dormir com ciática.

Posturas recomendadas para dormir, se sofre de ciática

Descansar bem, caso se sofra de ciática, pode ser uma missão quase impossível. De fato, estudos como o publicado em 2015 na revista Korean Journal of Pain explicam que uns 55 por cento das pessoas com dor lombar crónica lidam também com transtornos do sono.

Deitar-se em determinadas posições pode exercer pressão sobre o nervo irritado, e provocar um reaparecimento dos sintomas. Porém, em algumas posições, a dor pode tornar-se mais suportável. Normalmente, é recomendável cingir-se às posturas que mantenham o alinhamento natural da coluna. 

De lado

Dormir de lado poderia servir de ajuda para reduzir a dor, ao aliviar a pressão sobre o nervo irritado. Pode deitar-se no colchão com o lado que lhe dói para o lado de fora da cama. Se existe espaço entre a sua cintura e o colchão, é possível que queira colocar uma pequena almofada para reduzir a sua flexão lateral. 

Com uma almofada entre os seus joelhos

Colocar uma almofada entre os joelhos ajuda a manter a pélvis e a coluna numa posição neutra. Também evita que as pernas possam girar durante a noite. 

Primeiro, coloque o ombro sobre o colchão, e depois coloque o resto do corpo sobre o mesmo. Dobre ligeiramente os joelhos e coloque uma almofada fina entre eles. Também pode colocar uma almofada pequena debaixo da cintura, se tiver espaço.

Com uma toalha ou almofada debaixo da parte baixa das costas

Colocar uma toalha ou uma almofada fina debaixo da parte baixa das costas pode ajudar a manter a coluna numa posição neutral, ao reduzir o espaço entre o colchão e as costas. 

Deite-se de barriga para cima, com uma almofada confortável atrás da cabeça. Coloque uma almofada ou toalha fina debaixo da parte baixa das costas (onde se encontram as lombares), para conseguir manter comodamente a pélvis numa posição neutra. Também pode combinar esta técnica com uma almofada debaixo dos joelhos, se assim for mais cómodo. 

Posição fetal

A posição fetal abre espaço entre as vértebras, e pode reduzir a dor de costas causada por uma hérnia de disco. No entanto, é importante fazê-lo com cuidado, dado que a algumas pessoas também lhes agrava a dor. Se sente algumas moléstias quando utiliza esta posição, o melhor é que experimente outra das opções recomendadas. 

Para se colocar nesta postura, pode deitar-se de lado e aproximar os joelhos ao peito, fazendo com que o corpo forme um “C”. Também pode colocar uma almofada entre os joelhos, ou debaixo da cintura. 

Dormir no chão

As superfícies mais macias podem fazer com que a coluna vertebral se desvie do seu alinhamento adequado. É possível que dormir no chão seja uma ajuda para manter a coluna vertebral mais alinhada. Para isso, pode colocar no chão um tapete fino. Pode deitar-se na posição que preferir, ou na que lhe seja mais confortável. 

De costas, e com uma almofada debaixo dos joelhos

Deitar-se de barriga para cima ajuda a distribuir o peso de maneira uniforme ao longo das costas. Colocar uma almofada grossa debaixo dos joelhos pode ajudá-lo a manter a curvatura da coluna, já que ajuda a relaxar os flexores do quadril.

Para se colocar nesta postura, pode deitar-se de barriga para cima, com uma almofada debaixo da cabeça, como apoio. Coloque uma ou duas almofadas debaixo dos joelhos, e apoie os calcanhares comodamente contra o colchão. 

E se estiver grávida?

Durante a gravidez, e se, além disso, se sofre de ciática, existe uma posição especialmente adequada: dormir sobre o lado esquerdo. Frequentemente, esta posição é considerada a ideal, porque se acredita que permite um fluxo sanguíneo ótimo, através da veia cava inferior.

Regra geral, é importante que evite algumas posições, como dormir de barriga para baixo, ainda que, independentemente da posição que se utilize, é recomendável evitar torcer a coluna vertebral ou os quadris, já que isto poderia exercer pressão sobre o nervo ciático. 

De qualquer forma, se está a lidar com um caso de ciática, esteja grávida ou não, o melhor é que consulte com o seu médico acerca de qual é a postura que pode ser de maior alívio para o seu caso. Descansar bem é fundamental para a nossa saúde!