Porque tenho erecções matinais

Nov 21, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

Uma erecção matinal ou tumescência peniana nocturna, longe de ser uma resposta a um estímulo sexual, é um sinal de boa saúde. Embora as erecções matinais não são inteiramente determinantes no diagnóstico de problemas de impotência e disfunção erétil, eles são indicativos do bom funcionamento do sistema eréctil masculino.

Responsável por muitos dos risos matinais, as ereções matinais são sempre bem recebidas. Embora para alguns homens seja um fato indiferente, para muitos outros é motivo suficiente para sorrir a um sinal que denota atividade em seu membro viril.

O que são ereções matinais e por que elas ocorrem?

A erecção matinal de um homem está geralmente relacionada com a sua vontade de urinar; no entanto, o excesso de líquido na bexiga é responsável por estas erecções simpáticas é apenas metade da verdade.

Durante a noite ocorre um enchimento importante da bexiga que pode causar a contracção do colo vesical para evitar fugas. Esta contração involuntária pode causar a ereção do pênis como um ato reflexo. Portanto, longe de ser a causa predominante, tendo uma bexiga cheia pode gerar alguma ou outra ereção reflexo da manhã, mas não todos eles.

A razão mais frequente para o aparecimento de erecções matinais é o próprio mecanismo de recuperação que ajuda a manter o pénis num óptimo estado de saúde. As ereções matinais fazem parte de um processo fisiológico em que os corpos cavernosos do pénis se enchem de sangue, aumentando o fluxo sanguíneo que facilita a oxigenação.

As chamadas erecções matinais não são as únicas que acontecem involuntariamente. De facto, fazem parte de uma sequência de erecções nocturnas que ocorrem durante várias fases ao longo da noite. Enquanto o seu corpo descansa, todo o seu corpo é oxigenado, incluindo todas e cada uma das estruturas do seu pénis.

Durante as diferentes fases do sono, ocorrem mudanças importantes no corpo. Estamos falando de um complexo processo de recuperação e oxigenação em que o óxido nítrico é liberado (responsável pelo acúmulo de sangue no tecido esponjoso do membro viril), e a produção de hormônios como a prostaglandina e a testosterona é gerada.

E se eu não tiver erecções matinais?

Nem sempre estará consciente das suas erecções matinais e nocturnas, mas não ser capaz de captar uma erecção no seu pénis durante um longo período de tempo, durante a noite ou coincidindo com o seu despertar, pode ser razão suficiente para consultar um especialista. Desta forma, vamos estudar se existem problemas de disfunção erétil.

Tenha em mente que 90% das disfunções eréteis em homens com menos de 50 anos são de origem psicológica. Distúrbios de saúde mental, tais como depressão e ansiedade, e estados contínuos de estresse emocional são muitas vezes os grandes inimigos da saúde sexual masculina.

Existem também fatores físicos que aumentam o risco de impotência, tais como: colesterol alto, arteriosclerose, diabetes, esclerose múltipla, doenças cardiovasculares e cardíacas, Parkinson e lesões específicas do pênis ou da medula espinhal.

Por outro lado, algumas práticas de rotina podem promover o aparecimento de problemas eréteis: o abuso de substâncias nocivas como álcool, tabaco, drogas e certas drogas prescritas influenciam diretamente a saúde de seu membro. Do mesmo modo, a falta prolongada de sono e as dificuldades de repouso são, muitas vezes, as únicas responsáveis pela impotência do homem.

Se não tiver erecções matinais num longo período de tempo, comece a livrar-se das rotinas nocivas que podem interferir com a sua potência sexual. Faça atividades que façam você se sentir bem e preste atenção especial ao seu humor. Se você tem um parceiro, não se envergonhe de compartilhar suas preocupações abertamente, porque o apoio emocional é uma das bases para que os problemas de disfunção erétil psicológica sejam amenizados.

Não se esqueça que ter erecções matinais é motivo suficiente para celebrar a sua saúde sexual, agradecer ao seu membro imponente todas as manhãs e começar o dia com um sorriso radiante.