Porque te picam as molas do colchão?

Fev 6, 2019 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR | 2 comments

Estás a dormir num colchão de molas e começas a reparar que te picam as molas. Porque é que as molas não te deixam dormir? Em primeiro lugar, a causa principal é que o colchão demasiado gasto. Embora tenha sido uma ótima escolha, os anos passam para tudo e o uso faz uma mossa no produto. Esses problemas de molas ocorrem especialmente com colchões de molas biconicosos. Os colchões de molas bicónicas são compostos por molas independentes, unidas por um fio de aço. Estes colchões económicos e respiráveis perdem a sua firmeza muito rapidamente ao longo dos anos.

Os colchões de molas ensacadas são uma alternativa para não ter um risco tão elevado de ser “pregado” pelas molas. Estes colchões agrupam cada mola num saco individual, unindo todas as molas numa única rede. O sistema de molas ensacadas elimina completamente o risco de deformação e desgaste prematuro do colchão. Além de garantir maior conforto e total independência das áreas de cama, os colchões de molas ensacadas destacam-se pela sua durabilidade.

Para além dos blocos de molas introduzidos no colchão, outro ponto a considerar é a duração.  Os bons colchões duram entre oito e dez anos. Se começar a ser pregado pelas molas do seu colchão e este tiver cerca de oito anos de idade, é possível que a sua vida útil esteja a chegar ao fim.

O sistema de molas ensacadas elimina completamente o risco de deformação e desgaste prematuro do colchão.

O topper, uma solução económica

Além de renovar o seu colchão, outra solução temporária e mais económica é a do topper. Este complemento é colocado no colchão, embainhado nos quatro cantos. Tem uma espessura entre 4 e 7 centímetros e serve para adaptar o colchão à cama e o dormente ao conjunto. O topper junta-se ao colchão quando este deixou de ser firme a passou a ser duro, desconfortável ou inadequado para o dorminhoco.

Os toppers podem ser tanto látex como viscoelásticos, dependendo da composição do colchão e das necessidades do dorminhoco. Adicionar um topper ao colchão é uma grande melhoria para a sua performance, mas não faz milagres. Se picam as molas do seu colchão e este estiver deformado pelo uso, o topper não resolve o problema. Na verdade, ao colocar o topper em cima do colchão, ele se deformará também, fazendo a si sentir-se mais desconfortável.