Porque suo quando durmo?

Fev 4, 2020 | INFORMAMOS-TE

O suor é um fluido corporal secretado pelas glândulas sudoríparas e expelido através da pele. É composto por água, sal, minerais, substâncias orgânicas, lactato e ureia. É um mecanismo natural do corpo que nos permite regular a temperatura corporal através da evaporação deste fluido.

Na maioria das vezes, o suor é produzido em áreas específicas do corpo: as axilas, os pés, as mãos… No entanto, este fenómeno pode estender-se a toda a superfície da pele, especialmente quando a nossa temperatura corporal é elevada.

Há várias causas possíveis que podem desencadear o nosso corpo a suar. Ansiedade, medo, alimentos apimentados, excitação, cafeína ou algumas drogas são bons exemplos. Ainda assim, a transpiração também pode ser um sintoma de algumas doenças, especialmente aquelas com febre. Neste caso, é sempre importante consultar um médico.

Uma doença que se caracteriza pela produção excessiva e constante de suor é a hiperidrose. Esta é uma condição em que uma pessoa transpira demasiado e de forma imprevisível, mesmo quando a temperatura está fresca ou quando está em repouso.

Assim, em qualquer um destes casos é normal que suemos à noite. Mas o que acontece quando não temos nenhuma destas doenças, e só suamos à noite? Neste caso, a nossa roupa de cama pode desempenhar um papel importante.

Que partes da nossa roupa de cama podem ser responsáveis pelo nosso suor durante a noite?

 Suar à noite pode ser normal nos casos que discutimos, assim como quando temos febre. Mas e se costumamos suar à noite mas não temos nenhuma destas condições?

Então pode ser uma hiperidrose primária, a sudorese que não é causada por nenhuma doença. Se pensamos que somos uma daquelas pessoas que suam muito sem razão aparente, então é melhor consultar um médico para estabelecer um diagnóstico.

Em qualquer caso, suar exclusivamente à noite pode ser uma clara consequência da nossa roupa de cama não ser suficientemente respirável.

Colchões respiráveis

A respirabilidade é uma propriedade chave para estas pessoas quentes, especialmente em tempos de altas temperaturas. Hoje em dia é possível encontrar colchões feitos de qualquer tipo de material que seja suficientemente respirável.

Um tipo de material de colchão que é famoso pela sua respirabilidade é o colchão de molas. Por exemplo, os colchões de mola ensacados são altamente recomendados para aqueles que estão quentes e suados à noite.

No entanto, existem todos os tipos de colchões com tratamentos que lhes permitem suar o suficiente. O viscoelástico, por outro lado, pode ter alguns poros que facilitam a evacuação de qualquer resíduo líquido, para que se produza uma transpiração correcta.

Outros materiais, como a espuma, também podem ser altamente respiráveis. Na Maxcolchon temos tecnologia específica para isto. Este é o tecido Dry-feel, um material poroso que evita a acumulação de calor e humidade libertados durante o repouso.

Almofadas e roupa de cama respiráveis

Na Maxcolchon também temos disponíveis almofadas e roupa de cama preparada para aquelas pessoas que são quentes e tendem a suar à noite. Combinados com um colchão respirável, estes elementos do nosso equipamento de descanso podem ser indispensáveis se formos uma daquelas pessoas que tendem a suar durante a noite.

Tenha em mente que o seu equipamento de sono pode ter muito a ver com o quanto você transpira à noite. Se você já tem material respirável no seu equipamento de sono e não consegue encontrar uma razão para suar durante o sono, é melhor consultar o seu médico.