Porque é que tenho dores na anca quando durmo?

Ago 19, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

A anca é uma das articulações mais pesadas do nosso corpo. Desta forma, a dor no quadril é geralmente algo bastante comum e que, se você não sabe como lidar com isso, pode levar uma conta bastante cara quando se trata de adormecer. O principal problema da dor no quadril é que, se não remediarmos a situação, ela pode piorar com o passar do tempo e é que, se não descansarmos durante a noite, teremos um maior cansaço no dia seguinte, tornando esta dor no quadril uma constante.

A principal causa de dor no quadril ao dormir é geralmente o colchão. Habitualmente, é geralmente devido a uma má postura ou dependendo dela, carregando parte do peso do corpo sobre o quadril, então, se ele se machucar, acabaremos sofrendo aquela dor de que estamos falando. Neste sentido, esta dor no quadril geralmente ocorre quando fazemos uma pressão maior no quadril para estar na cama. Num colchão mais duro, a pressão do corpo é maior porque oferece maior resistência, aspecto que não acontece da mesma forma quando o colchão é mais macio.

Como evitar dores na anca durante o sono

A dor na anca é geralmente temporária, por isso não é necessário tomar uma medida tão drástica como mudar o colchão, se com o tempo conseguirmos superar a dor. Por esta razão, o que temos de procurar é uma adaptação rápida a estes colchões, para que possamos continuar a dormir sempre no nosso colchão, mas não sofrer a dor da anca relevante.

Porque a dor da anca no momento de dormir sofre da pressão excessiva no quadril, a solução a mais lógica é tentar reduzir essa pressão. Neste caso, a solução é procurar um alojamento e, para isso, o melhor remédio é ter algumas pequenas almofadas entre a anca e o colchão. Desta forma, o contacto com o colchão não é tão duro e a almofada serve para reduzir consideravelmente a pressão sobre a anca, evitando a dor.

Se tivermos usado estas almofadas, é essencial procurar uma postura confortável e também cuidar da posição das pernas para que não transmitam nenhum tipo de tensão à nossa anca dolorosa. Por outro lado, uma das soluções mais lógicas é dormir de costas ou na outra anca. O principal problema que pode surgir nestes casos, se não estivermos acostumados, é que acabamos nos movendo durante a noite e recuperamos a postura em que costumamos dormir e causar dor novamente. Em suma, dormir com dor no quadril é possível e, como vimos, existem múltiplas soluções para mitigar essas dores.

Consequências da dor nas ancas ao dormir

A principal consequência da dor na anca quando se dorme é a dificuldade em descansar. Neste sentido, devido a esta dor na anca, é muito mais difícil adormecer e, além disso, é bastante comum acordar várias vezes durante a noite devido a esta dor. Este problema traduz-se num mau descanso, acabando também por afetar o desempenho do dia seguinte. Com o passar do tempo, se a dor não for atenuada, pode ter repercussões no estado de saúde da pessoa, pelo que é necessário atenuar esta dor e acabar com ela o mais rapidamente possível.