Porque não descanço enquanto durmo?

Jan 30, 2020 | INFORMAMOS-TE

Não consegue descansar bem? Uma grande parte da população não dorme o suficiente e algumas pessoas também admitem não se sentir descansadas, apesar do número de horas que passam na cama. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais você pode não conseguir descansar o suficiente.

Exposição a ecrãs

Dormir com o seu telemóvel está a tornar-se uma coisa muito comum. Vivemos colados à tela quase 24 horas por dia: enviar o que for preciso, ler e-mails ou entrar em redes sociais poderia causar uma estimulação cerebral que nos impediria de relaxar completamente. Porque o cérebro precisa de se desligar para relaxar e entrar nas diferentes fases do sono. Além disso, a luz emitida pelas telas dos dispositivos eletrónicos (comprimidos, laptops, smartphones…) confunde o cérebro, fazendo-o acreditar que ainda é dia e reduzindo a criação de melatonina, a hormona do sono.

Rotina horária

Não ter uma rotina em relação à hora de dormir pode fazer com que o relógio interno do nosso corpo fique fora de ajuste. É por isso que é importante manter um horário de dormir relativamente estável. Desta forma, o nosso corpo reconhecerá mais facilmente a que horas deve ir dormir, para não passarmos tanto tempo na cama a tentar adormecer sem sucesso.

Por outro lado, não ter uma boa rotina de descanso pode levar à exaustão muscular, dores de cabeça e até mesmo de estômago, o que poderia nos impedir de desenvolver nossa rotina diária normalmente. Além disso, os problemas resultantes de um sono deficiente podem aumentar para o nível emocional: um sono deficiente pode levar a emoções negativas, como raiva, humor e apatia.

Cafeína e álcool

Se você é um amante de café ou internalizou o consumo diário de cafeína de refrigerantes, então você pode ter mais problemas na hora de dormir. Tentar evitar bebidas com cafeína, especialmente depois de certas horas da tarde, pode ajudá-lo a ir para a cama mais sonolento e menos activo.

As bebidas alcoólicas também não ajudam quando se trata de ter uma boa noite de sono. Embora existam muitas opiniões sobre este assunto, é bastante claro que o álcool afeta o nosso descanso em particular e a nossa saúde em geral. O consumo de álcool pode, por vezes, causar sintomas de sono e cansaço, e podemos adormecer mais rapidamente se tivermos bebido muito. Mesmo que isso aconteça, a qualidade do nosso sono não será a mesma e provavelmente vamos descansar pior.

Um colchão em mau estado

Dormir sobre um colchão velho, desgastado ou deformado pode fazer-nos atirar e virar. Embora não nos apercebamos disso quando estamos a dormir, o nosso corpo sofre de pressão e dor, por isso tenta encontrar uma solução adoptando diferentes posturas sem sucesso para aliviar o desconforto. Como resultado, quando saímos da cama podemos sentir-nos cansados porque não obtivemos um bom descanso.

Hoje em dia, muitas dores nas costas e problemas de coluna são causadas por dormir num mau colchão. Como a nossa coluna vertebral se dobra e os músculos à sua volta ficam tensos, é possível ter problemas associados à insónia: baixa capacidade de atenção, ansiedade, enfraquecimento do nosso sistema imunitário, olheiras…

Lembre-se que se atirar e virar sem encontrar uma posição confortável, o seu colchão pode precisar de ser mudado. Verificar se está em bom estado ou se, pelo contrário, chegou ao fim da sua vida útil e, portanto, o momento de a mudar.