Porque eu sonho muito com uma pessoa

Fev 15, 2020 | INFORMAMOS-TE

Os sonhos conectam o nosso mundo real com o subconsciente. É por isso que, durante muito tempo, a ciência tem tentado determinar o significado e a causa dos nossos sonhos. Bem conhecido é Sigmund Freud, o pai da psicanálise, que iniciou uma corrida para descobrir o que os sonhos estavam escondidos.

Para Freud, os sonhos eram uma forma do inconsciente se manifestar em nossos pensamentos de forma indireta. Assim, podemos considerar que muito do que sonhamos é na verdade um conjunto de símbolos sobre pensamentos e sensações que temos todos os dias, mas que a nossa mente pode não ter sido capaz de processar.

Assim, Freud disse que parte do conteúdo do inconsciente que nossa mente tenta reprimir precisa não só ser traumas ou más lembranças, mas também pode ser desejos e pensamentos que devem ser escondidos por causa de suas implicações imorais.

Portanto, de acordo com a teoria de Freud, os sonhos seriam uma expressão de desejos reprimidos, o que poderia ter algo a ver com o fato de sempre sonhar com a mesma pessoa.

É estranho sonhar sempre com a mesma pessoa?

Sonhar com pessoas que conhecemos é totalmente normal e comum. No entanto, quando sonhamos com a mesma pessoa de forma recorrente, talvez devêssemos pensar se algo está acontecendo com essa pessoa em nossa vida.

Há muitas pessoas com quem podemos sonhar repetidamente: o nosso parceiro, um parente próximo, uma pessoa falecida, ou mesmo alguém com quem não nos damos bem.

Razões pelas quais podemos sonhar repetidamente com a mesma pessoa

 Há muitas razões pelas quais podemos sonhar repetidamente com alguém em particular. A razão mais óbvia para sonhar com uma pessoa é quando vamos para a cama pensando nela ou quando passamos uma boa parte do dia fazendo isso.

Nesse caso, é compreensível que essa pessoa deslize para o nosso subconsciente e como resultado, para os nossos sonhos. Mas por que sonhamos com pessoas com as quais não temos tido nenhum contato há algum tempo? Se essa pessoa não esteve em nossos pensamentos recentes, então o mais provável é que tenha escorregado em nossos sonhos por causa de sua personalidade ou qualidades. Por exemplo, se você está passando por um período estressante, é provável que você sonhe com alguém que já lhe causou estresse. Se você está passando por uma fase feliz ou mesmo começando um relacionamento, você pode sonhar com alguém que traga de volta lembranças agradáveis.

O que diz a ciência hoje?

Deixando Freud e a psicanálise para trás, a psicologia contemporânea considera que o fato de sonharmos com a mesma pessoa de forma recorrente pode ser devido simplesmente ao fato de mantermos sua memória viva e pensarmos nele com freqüência ou sobre fatos ou conceitos associados a ele.

Assim, parece que não é preciso haver desejos reprimidos ao sonhar repetidamente com alguém. Parece ser mais uma questão de atenção: o que acontece em nossos sonhos é uma espécie de reflexo do que nos interessa (consciente ou inconscientemente).

É por isso que os sonhos em que uma tragédia ocorre e um ente querido morre também são comuns. Neste caso, podemos pensar que a pessoa com quem sonhamos morre é muito importante para nós. No entanto, também pode ser devido ao simples fato de ter medo da morte, o que é muito comum na população.

Em qualquer caso, cada caso individual pode significar uma coisa. Em qualquer caso, sonhar com a mesma pessoa de uma forma recorrente não tem de significar algo negativo. O importante é saber reconhecer se temos algo a resolver com ele, e enfrentar a situação em tal caso. O mais importante é que nada nos tira o sono!