Porque é que tenho sempre o mesmo sonho?

Jan 30, 2020 | INFORMAMOS-TE

Tenho a certeza que sabe do que falamos: acorda e lembra-se do sonho que teve naquela noite é o mesmo de outras vezes. A questão é que isto é bastante comum. Mas porque é que isto acontece?

Os sonhos ligam o nosso mundo real ao nosso subconsciente. Desta forma, o nosso cérebro consegue libertar-se da informação que recolheu durante todo o dia, bem como armazená-la na memória a longo prazo, eliminando o que é desnecessário para ela.

Cada sonho tem o seu significado particular. Sonhar com algo ou alguém é um ato que muitas vezes vai além do mero sonho. Sonhos repetidos, também conhecidos como sonhos “recorrentes”, muitas vezes mostram alguma característica do inconsciente de uma pessoa.

O que parece certo é que no momento em que temos um sonho recorrente, o nosso subconsciente quer nos dizer algo. É provável que seja um toque para nos fazer enfrentar uma nova realidade, ou para nos empurrar para uma nova mudança. Pode ser uma espécie de despertar de nós mesmos, algo que estamos reprimindo por dentro e que precisa se tornar real de alguma forma. A questão é que para cada pessoa um sonho recorrente tem o seu próprio significado.

A ciência tem tentado explicar este fenómeno e uma coisa parece clara: um sonho recorrente traduz-se na necessidade de abordar a questão em torno da qual o sonho se desenvolve.

Que tipos de sonhos podem ser repetitivos? Experiências negativas e traumas emocionais ocultos são duas grandes causas de sonhos recorrentes, mas não são as únicas. Você pode sonhar com objetos, pessoas e até mesmo animais, com experiências que você teve há muito tempo e não há muito tempo. Causas como uma gravidez, um sonho sobre uma pessoa com quem você não tem um bom relacionamento, uma separação ou um sonho sobre trabalho que se repete podem ser sinônimo de medos e inseguranças que você sofre. A mensagem do sonho é simples: você deve se fazer olhar e refletir, para transformar esse toque de atenção em uma reação.

Tipos de sonhos recorrentes

Muitas vezes, esse sonho que nos é repetido não evoca qualquer emoção, mas outras vezes esse tipo de sonho resulta num pesadelo angustiado ou mesmo num sonho feliz. Então, que tipo de sonhos recorrentes podem ocorrer?

Sonhos recorrentes que são pesadelos

Muitas vezes este tipo de sonhos recorrentes são pesadelos que podemos até ter tido na infância. Podemos ter sonhado com esta mesma cena desde pequenos, ou pode ser um episódio recente que ainda não superamos. Neste caso, é possível que por trás deste sonho recorrente estejam alguns traumas ou situações que não conseguimos superar e que o nosso subconsciente reflicta num sonho.

Sonhos recorrentes que são agradáveis

Nem todos os sonhos recorrentes têm de ser pesadelos. Às vezes acontece também que temos um sonho que já tivemos antes, no qual aparecem atos como uma festa, ou uma praia, ou uma noite em casa. Neste caso podemos ter de prestar especial atenção ao local onde o sonho ocorre, pois pode ser a chave para saber o que o nosso subconsciente está a tentar dizer-nos.

Sonhar sempre com a mesma pessoa

Sonhar com pessoas que conhecemos é totalmente normal e comum. Contudo, quando sonhamos com uma pessoa numa base recorrente, então talvez devêssemos pensar se algo está acontecendo com essa pessoa em nossa vida.

Há muitas pessoas com quem podemos sonhar repetidamente: o nosso parceiro, um membro da família, uma pessoa falecida, ou mesmo uma pessoa com quem não nos damos bem.

É provável, especialmente neste último caso, que tenhamos algo a resolver com esta pessoa com quem sonhamos repetidamente. No entanto, esta recorrência da aparência em nosso sonho tem uma explicação fácil: se durante o dia pensamos nessa pessoa, ou algum conflito que possamos ter tido com ela, então é provável que nosso subconsciente não leve em conta e que possamos vê-la refletida em nossos sonhos.

Em suma, ter sempre o mesmo sonho não tem de significar sempre algo negativo, mas sim algo que temos de resolver. Recomendamos que você deixe os seus conflitos resolvidos para que possa descansar sem que os seus sonhos sejam perturbados.