Porque é que sonho sempre com a mesma pessoa?

Abr 1, 2020 | INFORMAMOS-TE

“Tive novamente um sonho sobre a mesma pessoa, mas não quero dizer quem é”. Seguramente que na sua infância e adolescência você disse esta frase dezenas de vezes com um rosto vermelho como um tomate porque o envergonhava. Mas embora possa parecer típico dos nossos primeiros anos, este padrão recorrente tem continuado a acompanhar-nos para o resto das nossas vidas. Porque sonhar com a mesma pessoa é algo muito característico e representativo da relação entre a psicologia e o nosso descanso.

 Porque nos sentimos tão atraídos pela interpretação dos sonhos?

É, talvez, um dos grandes enigmas ainda não resolvidos pela ciência e pelo homem. Dentro do excitante e hipnótico mundo da psicologia e das humanidades, a interpretação dos sonhos ainda ocupa um lugar importante, mas não menos indecifrável.

A história nos diz que a interpretação dos sonhos é uma técnica da qual os registros escritos são mantidos por mais de 3.8000 anos. Ou seja, os nossos antepassados já sofriam pela confusão que lhes gerava certos sonhos para os quais procuravam uma interpretação fora do mundo dos sonhos. E séculos depois, continuamos com a mesma incerteza, embora muitos estudos tenham querido transmitir os significados ocultos por trás dos sonhos mais recorrentes.

Sonhar com insetos (aranhas, baratas), que nossos dentes caem, que corremos mas não avançamos, que caímos num penhasco ou prédio, que voamos, que dirigimos (mesmo sem licença), que aparecemos nus de uma forma pública (esta é a que aparece mais na adolescência) ou com exames aos quais nos apresentamos sem ter estudado (mesmo na idade adulta). Como você pode ver, falamos de temas muito recorrentes, com poucas variações e que nem sempre têm uma abordagem positiva, pois são muito parecidos com pesadelos. E, segundo os especialistas, a interpretação desses sonhos é influenciada por conflitos pessoais que ainda não resolvemos. Algo que também influencia sonhos repetidos sobre a mesma pessoa..

As diferentes correntes psicológicas e suas correspondentes interpretações de sonhar com a mesma pessoa

Normalmente, quando sonhamos repetidamente com a mesma pessoa, é porque ele ou ela é alguém do nosso ambiente. Quer sejam amigos, familiares ou parceiros, estamos a falar de vidas em que pensamos muito, algo que, logicamente, influenciará os nossos sonhos. Quando, por exemplo, sonhamos com a morte de um desses entes queridos, é porque estamos preocupados com essa pessoa, temos medo de perdê-la, amamo-la e associamos essa morte à sua perda definitiva.

Segundo a psicologia contemporânea, existe uma fase do sonho em que as memórias do nosso cérebro são ativadas de forma caótica, criando uma espécie de sequência cinematográfica que não tem de manter uma lógica. É por isso que muitas vezes sonhamos com ambientes e pessoas que não estão relacionadas entre si e aparecem elementos surreais (por exemplo, sonhar que você está no trabalho mas os seus colegas são familiares ou tendo um sonho no qual você vive em uma cidade onde você não esteve mas sua casa é aquela onde você viveu quando criança).

Esta fase mencionada na qual as nossas memórias de conceitos são ativadas, fazem-no por sua vez a partir de grupos de neurónio, que também impulsionam mais conceitos em si mesmos. Ou seja, cria-se um círculo recorrente que nos leva a repetir este processo no futuro enquanto dormimos, fazendo-nos assim ter tantos sonhos repetidos.

É por isso que a psicologia atual não associa o fato de sonhar muito com a mesma pessoa por motivos de desejo sexual ou derivados. É porque muitas vezes pensamos neles, assim como nos conceitos com os quais os associamos.

Ao contrário das correntes psicológicas mais contemporâneas, a psicanálise promovida por Sigmund Freud opta por associar estes sonhos recorrentes ao inconsciente dos nossos pensamentos. Ou seja, Freud e a psicanálise defendem que os conteúdos que o inconsciente quer reprimir (memórias, traumas, desejos, pensamentos), acabam por se manifestar através dos sonhos. Portanto, de acordo com Freud, sonhar sempre com a mesma pessoa pode significar interesses sexuais ou outros.