Porque é que sonho que estou a cair?

Jan 23, 2020 | INFORMAMOS-TE

Por que tenho sonhos quando durmo e não importa o quanto corro não avanço? Por que os animais que mais me assustam às vezes aparecem? Por que sempre sonho que caio? Por que tenho pesadelos e em todos eles sou assassinado? É normal que apareçam celebridades ou que eu misture pessoas de diferentes origens e até mesmo tempos?

A ciência do sono. Mitos, perguntas, causas, situações recorrentes, maus hábitos, pesadelos e fantasias eróticas. Há tantos tipos de sonhos como há pessoas no mundo, mas se há um que se destaca por ser repetitivo é aquele que já indicamos no início.

Sonhar que você cai no vazio, como nos desenhos animados do coiote e do roadrunner, ou que você está suspenso no ar como se fosse Neo em ‘Matrix’ é mais comum do que pensamos. Muitas vezes eles têm respostas em situações da vida real que estão a afectar o nosso descanso e por vezes até a nossa saúde mental. É por isso que os problemas diários que mais nos preocupam se tornam mais fortes no nosso subconsciente e nos ameaçam, mesmo quando dormimos. Mas ao contrário do estado de vigília, elas são coloridas por características fictícias que não respondem ao físico.

Porque é tão comum sonhar que estou a cair?

Como os filmes de ficção científica, o nosso sonho cai no vazio, esquecemos a gravidade ou podemos transformar-nos em verdadeiros pesadelos. Às vezes não é que o chão desapareça, mas que você se veja pulando da sua própria varanda, de um penhasco ou do topo do Empire State Building, em Nova York. E mais, você quase sempre acaba um centímetro antes de pousar no mais duro dos pavimentos.

De acordo com os especialistas, e quase numa lógica, a queda é muitas vezes sinónimo de instabilidade. Para produzir estes sonhos relacionados com o vazio, as pessoas afetadas geralmente passam por fases da vida em que a ansiedade se tornou forte ou situações em que a insegurança e incerteza são recorrentes.

A perda de controle em humanos é algo que altera nosso caráter, a ponto de aparecer em nosso descanso. Seja por razões profissionais, familiares ou sentimentais, sonhar em cair no vazio é indicar que estamos passando por uma etapa onde a força e os pontos de apoio são evidentes por sua ausência. Se você se lembrar, verá que nesses sonhos você não encontra nada para se agarrar que possa mitigar a queda. E é assim que você se sente na vida real.

Numa altura em que a ansiedade afecta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo (4,4% da população total do planeta) e em que a importância das redes sociais impulsionou o problema, cair no vazio é uma das respostas que o nosso cérebro nos dá.

Mas não são apenas a ansiedade, a incerteza e a insegurança que estão a causar este tipo de sonhos. Há outras fases vitais que podem estar causando isso e que estão relacionadas à auto-estima. A importância que temos dado aos gostos, frustrações de trabalho ou decepções de amor da Instagram também incitam sentimentos de inferioridade e fracasso que podem levar a essas quedas oníricas..

Porque acordo com muita agitação?

 Se até agora encontramos em psicologia todas as respostas às nossas perguntas, damos lugar ao puramente físico. A queda de um penhasco ou do telhado mais alto da cidade geralmente ocorre durante a fase II do nosso sono, que ocupa 50% do nosso tempo de sono. Esta etapa, após adormecer, abranda o nosso ritmo cardíaco e a nossa respiração. É neste momento em que a actividade cerebral flutua de intensidade e acompanhamos os nossos sonhos com espasmos musculares por todo o nosso corpo (incluindo as extremidades).

 Esse processo de contrações involuntárias é conhecido como sacudidela mioclônica e é o que nos faz acordar com sacudidelas. Não tem de se preocupar com isso, nem resulta de uma má preparação física. É uma resposta do nosso corpo. Como um mecanismo de gatilho que nos ajuda a acordar rapidamente.