Porque é que o pouco sono torna as pessoas anti-sociais?

Mar 18, 2020 | INFORMAMOS-TE

Que atire a primeira pedra aquele que, depois de dormir pouco e mal, acorde no dia seguinte com o pior humor possível. Como é dito popularmente, um mau humor que posteriormente levou a más respostas aos outros, nenhum senso de humor e um maior grau de irascibilidade. Em resumo, depois de uma noite de descanso ruim, nos tornamos uma espécie de vilão do qual é melhor se manter longe. Então, a relação entre sono ruim e anti-sociabilidade é real? Vamos analizá-lo.

A ciencia diz que sim

Na Maxcolchon nunca nos cansaremos de recomendar seguir a opinião de especialistas e conseguir oito horas de sono e o melhor equipamento de descanso possível. Um colchão firme e respirável que se adapta às suas necessidades (assim como uma almofada que conforta a posição do seu pescoço). Mas a higiene do sono não vai influenciar apenas a nossa condição física, vai influenciar também o nosso humor. Como dissemos no início, há muitos dias em que nos tornamos insuportáveis, insuportáveis ou diretamente anti-sociais depois de uma noite ruim.

A realidade é que existe uma relação directa e comprovada entre uma má noite de sono e o mau humor do dia seguinte. Enfrentar um longo dia de trabalho, estudo e reconciliação familiar depois de não ter descansado oito horas e da maneira correta afetará nosso caráter. E isso é o que alguns estudos mostram.

De acordo com pesquisas científicas publicadas na revista Nature Comunications, a falta de sono tem influência direta no sentimento de solidão. Em outras palavras, segundo os especialistas que realizaram o estudo, as pessoas se tornam mais solitárias quando dormem mal, o que causa uma espécie de loop em que o isolamento social é a única coisa que nos apetece. Não dormir durante oito horas faz-nos querer distanciar-nos fisicamente dos outros, além de nos tirar o desejo de interagir e comunicar com as pessoas que nos rodeiam.