Porque é que o descanso ajuda a melhorar a minha saúde?

Fev 6, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

Uma das melhores dicas de saúde que podemos receber é a de não subestimar o descanso. Frequentemente, cometemos o erro de não dar a devida importância a dormir bem. Embora seja aconselhável dormir entre 7 e 8 horas por dia, um bom descanso vai além disso. Um bom descanso ocorre quando o sono é reparador e permite recuperar a energia gasta durante o dia.

Por que você precisa de uma boa noite de sono? Ter um sonho de qualidade traz benefícios para a saúde em todos os aspectos.

1.

Previne problemas cardiovasculares. Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology revelou que dormir pelo menos sete horas por dia com um estilo de vida saudável reduziu o risco cardiovascular em pelo menos 65%. O mesmo estudo revelou que estes bons hábitos reduzem o risco de morrer de doenças cardiovasculares em até 83% em comparação com pessoas sem hábitos de vida saudáveis. Esta necessidade de descanso de qualidade é multiplicada em idades avançadas, que são mais propensas a este tipo de episódio.

2.

Benefícios físicos. Tanto em termos de peso como de imagem, um bom descanso oferece-lhe benefícios. Dormir bem faz perder peso, já que a insónia causa grelina, conhecida como a hormona do apetite. Esta hormona faz desejar alimentos gordurosos e açucarados, o que também faz ganhar peso. Ao nível da imagem, o mau descanso também tem consequências. A falta de sono faz com que os níveis de cortisol disparem, fazendo com que a pele se desidrate e dê um parecer pior.

3.

Maior agilidade mental. Dormir bem é vital porque durante o sono, o cérebro realiza diferentes processos que intervêm na consolidação de memórias e processos de aprendizagem. Um bom descanso torna-se mais importante em momentos de elevada carga de trabalho mental. Um estudo recente da Universidade Baylor afirma que oito horas de sono durante os exames melhoram os resultados académicos. Um bom sonho leva a maior agilidade mental, criatividade e concentração. Por outro lado, um estudo da Universidade Ocidental constatou que o sono em demasia afeta a saúde intelectual e diminui as habilidades cognitivas.

4.

Um dia de cada vez com melhor disposição. A falta de sono é uma das principais causas de mau humor. Pesquisas recentes da Universidade de Iowa afirmam que o cansaço agrava a irritação e aumenta os níveis nervosos. Dormir bem provoca um despertar com energia, otimismo e motivação. Uma condição importante para melhorar o seu humor e mantê-lo dia após dia nas melhores condições.

É inequívoco que descanso e saúde andam de mãos dadas. Cuidar dos seus hábitos e da sua rotina diária é essencial para uma boa noite de sono. No entanto, ainda há mais. É impossível ter um bom descanso sem ter uma equipa que se adapte às necessidades de cada dorminhoco.