Porque é que nos babamos quando dormimos?

Jan 29, 2020 | INFORMAMOS-TE

O mais provável é que lhe tenha passado: dorme uma sesta, ou vai para a cama com mais cansaço do que o costume, e acorda numa pequena poça de baba. Se não for você, provavelmente conhece alguém a quem isto já aconteceu mais de uma vez. Já se perguntou porque é que isto acontece? Acontece-lhe muitas vezes? Se assim for, pode até ter-se assustado e achar que pode ser um problema. Em qualquer caso, você não precisa se envergonhar e/ou se preocupar: você pode até se orgulhar disso.

Porque quando nos babamos, significa que alcançamos o sono mais profundo possível. Isto é conhecido como sono REM (Rapid Eye Movement). Neste ponto, ocorre um tipo de desconexão das funções cerebrais que nos faz descansar profundamente.

Isto é quando a função de deglutição, conhecida como deglutição de saliva, deixa de ocorrer. É por isso que nos babamos, o corpo não consegue engolir saliva naquele momento, por isso a saliva escorre da boca enquanto dormimos.

Então, babar é um sinal de bom descanso?

Pois é. Assim dizem os peritos. Se adormecermos e babarmos, isso significa que temos uma boa qualidade de sono (o que é naturalmente benéfico para a nossa saúde). Claro que isto pode ser desagradável para algumas pessoas, especialmente aquelas com quem partilhamos uma cama.

Contudo, é importante notar que babar, mesmo que não seja uma prática particularmente estética na hora de dormir, significa que já descansamos o suficiente. E que, portanto, não há necessidade de se preocupar.

Babar está relacionado com algum problema?

Portanto, definitivamente aqueles de nós que babam na almofada podem descansar com segurança, a baba significa que o nosso descanso está completo.

O único inconveniente que pode estar relacionado à baba durante o sono é a apneia do sono. Este distúrbio do sono refere-se a pausas na respiração de duração variável. De maior importância médica são aqueles que duram mais de 10 segundos. Pode até haver pausas de 60 ou 120 segundos.

Neste distúrbio do sono, há um colapso total ou quase total (neste caso, hipopnéias) dentro da faringe. No entanto, estas pausas na respiração não fazem o coração parar de bater, quando esta última ocorre, então falamos de uma paragem cardiorrespiratória.

Esta condição pode ser diagnosticada num estudo do sono, usando uma polissonografia, ou seja, um estudo do sono que mede as funções do nosso corpo enquanto dormimos. O essencial, no caso da apneia do sono, é verificar a respiração do paciente.

Babar no caso dos mais pequenos

No caso das crianças, a baba é muito natural. Na verdade, corresponde a uma etapa que todas as crianças devem necessariamente passar. Esta é a fase oral, dos 3 aos 4 meses de idade, em que as crianças babam. Se você conhece algum bebê você saberá que eles até brincam com a saliva, fazendo bolhas e sons.

A baba nas crianças também pode ser devida a uma infecção na garganta ou na boca, mas devemos ter em conta que a princípio é uma prática completamente normal.

Infecções relacionadas com baba

A baba também pode ser devida a algumas infecções em adultos. Nessas infecções, pode ser produzido um excesso de saliva, causando baba. Além disso, a baba também pode ser devida a distúrbios do sistema nervoso que tornam difícil a deglutição. Mesmo alguns medicamentos podem causar este excesso de saliva, o que pode levar à baba.

Em qualquer caso, se você não tiver outros sintomas, não precisa se preocupar: babar durante o sono é totalmente saudável, até mesmo recomendado: esperamos que você babe no travesseiro desde então o seu descanso será ótimo!