Porque é que dormir mal afeta o trabalho?

Dez 5, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

A falta de sono é tão prejudicial à sua carreira quanto à sua saúde. Você pode não perceber que isso está afetando seriamente o desempenho do seu trabalho. A Sociedade Espanhola do Sono relata que 46% das pessoas que se privam de um sono saudável muitas vezes faltam ao trabalho ou cometem mais erros no escritório do que os 15% que dormem o suficiente.

Se você faz parte dessa estatística preocupante, você pode ter que repensar seus hábitos diários de sono. Esta é uma questão muito importante, uma vez que existe uma ligação entre o fraco desempenho profissional e a falta de sono.

São 4 situações em que a falta de sono pode afetar o seu desempenho no trabalho

1.Aumento do risco de contrair uma doença:

A principal razão pela qual a falta de sono é má para a sua carreira é porque compromete significativamente a sua saúde. Pode causar uma série de problemas, desde fadiga mesmo no início de um dia de trabalho, a febre e constipações que podem causar a perda de dias inteiros de trabalho.

Além disso, a falta de sono também pode aumentar os riscos de obesidade. Uma pesquisa notável da Universidade de Chicago concluiu que isso pode levar a um ganho de peso significativo, explicando que a falta de sono aumenta o apetite e pode causar excesso de peso. Isto, por sua vez, pode afetar o seu desempenho e produtividade no trabalho, especialmente se o seu trabalho exigir mão-de-obra.

2. Diminui a produtividade:

Vicki Culpin, da International Business School, liderou um estudo que associou a falta de sono ao fraco desempenho e focou nos gestores. Determinou-se que se o problema começasse do topo, a produtividade dos subordinados também seria afetada.

Da mesma forma, a Fundação Nacional do Sono constatou que os profissionais trabalham em média 4,5 horas semanais em casa, sugerindo que têm de trabalhar fora das horas de expediente apenas para acompanhar a sua carga de trabalho. Os gerentes que levam seu trabalho para casa podem ter um efeito cascata em todas as operações, especialmente para empresas com cronogramas apertados a serem seguidos. Isto, por sua vez, aumentará as chances de exaustão e afetará o sono devido às preocupações com o trabalho.

3. Perda de atenção:

Se não dormires bem, provavelmente vais perder a concentração facilmente. As pessoas privadas de sono têm uma luta constante sempre que se distraem no trabalho. A fadiga e o stress podem afectá-los mais facilmente, e estes são também factores importantes que podem afectar a concentração.

 4. Instabilidade emocional:

O desempenho do trabalho e os relacionamentos podem ser comprometidos se você estiver irritável e facilmente perturbado. Laura Giurge da Erasmus University Rotterdam explica que o comportamento negativo é exacerbado pela perda do sono. Giurge também descobriu que a falta de sono pode promover atitudes negativas no local de trabalho e baixa auto-regulação. A instabilidade emocional dos empregados pode dificultar o bom funcionamento do negócio, levando a perdas financeiras. Estima-se que a economia dos EUA perca mais de US$ 200 bilhões anualmente devido ao mau desempenho causado por problemas relacionados ao sono.

O que pode ser feito para dormir melhor e ser mais produtivo? Maxcolchon para o resgate

Se você acha difícil dormir, Maxcolchon desenvolveu uma série de produtos de descanso projetados para cada tipo de pessoa. A chave é oferecer uma personalização máxima do colchão, onde o dorminhoco pode escolher entre o tipo de colchão, o nível de firmeza, respirabilidade, tipo de materiais, categoria, medidas e adaptabilidade. Estes colchões foram muito bem recebidos pelos consumidores com problemas de sono.

 

Independentemente do que você escolher para resolver seus problemas de sono, é importante lembrar sempre que dormir não só beneficia sua saúde, mas também sua vida profissional.