Porque é que dormir mal afecta a sua relação?

Nov 5, 2019 | CASAL, CONSELHOS

O descanso é a chave da nossa vida. O descanso adequado ajuda-nos a enfrentar o dia-a-dia com uma boa atitude, bem como a realizar as nossas tarefas normalmente. E, sem dúvida, um mau descanso afecta as nossas relações sociais. Especialmente quando se trata de relações.

Na verdade, um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley descobriu que as pessoas que não dormem bem se sentem mais sós e menos dispostas a se relacionar com os outros. Parece que uma pessoa que não tenha dormido bem ou o suficiente pode ser mais relutante em entrar em contato com outras pessoas. Isto pode acontecer com o nosso parceiro se não descansarmos o suficiente.

Este estudo, conduzido pela pesquisadora Amie Gordon e sua parceira Serena Chen, foi conduzido em duas fases. Na primeira fase, foi realizado um estudo sobre os conflitos que ocorreram em casais heterossexuais após terem dormido mal na noite anterior. Na segunda fase, os casais foram levados ao laboratório para avaliar os efeitos do sono sobre a natureza e resolução de conflitos.

Assim, no estudo, determinou-se que o mau sono poderia estar associado a uma menor proporção de afeto positivo, bem como a uma diminuição da precisão empática entre o casal durante uma discussão. Parece que quando ambos os parceiros estão descansados, a resolução de conflitos é mais provável de ocorrer.

Um outro estudo pela associação psicológica americana publicada no Psychology Today encontrou que os povos que não descansam satisfatoriamente são mais prováveis começar junto com os seus sócios.

O estudo foi realizado em 70 casais heterossexuais recém-casados que receberam um questionário para determinar sua qualidade e horas de sono. O questionário também incluiu alguns aspectos da relação do casal: resolução de conflitos, formalidade, afeto, sexo, relações sociais externas e tarefas domésticas.

Desta forma, os especialistas determinaram que as pessoas que mais dormiam eram geralmente mais felizes nos seus relacionamentos. De alguma forma, aqueles que tiveram uma boa noite de sono estavam mais propensos a responder que estavam satisfeitos com seu relacionamento, mesmo que algo negativo acontecesse com os seus parceiros naquele dia.

Por outro lado, o The Journal of Sexual Medicine também publicou pesquisas explicando que o pouco sono também poderia afetar a parte sensorial. Assim, diminui a qualidade da excitação sexual ao estimular os genitais. Aparentemente, as pessoas com falta de sono podem perder a sensibilidade nas suas zonas erógenas e assim ter menos prazer do que as que completam o seu ciclo diário de oito horas.

Em resumo, parece que tanto os estudos como a vida real sustentam esta teoria: quanto melhor e mais descansamos, mais capacidade temos para lidar com as coisas, e neste caso, melhor enfrentamos os problemas que podem ocorrer na nossa relação.

Portanto, uma boa ideia pode ser investir no seu colchão. Sabemos que esta é uma parte fundamental do nosso descanso, e embora outros fatores possam interferir, todo o descanso melhora com um bom colchão. Na nossa loja Maxcolchon podemos aconselhá-lo sobre o melhor para o seu descanso.