Porque é que dormir demais dá dor de cabeça?

Mai 10, 2020 | INFORMAMOS-TE

Durante o fim-de-semana, muitas pessoas pensam em dormir e descansar, pois ainda não o fizeram até agora. No entanto, poucas pessoas têm em conta um acontecimento totalmente estranho. Porque é que quanto mais dormimos mais cansados estamos? Dormir demasiado dá-lhe dor de cabeça?

A principal razão para essas dores de cabeça, fadiga corporal e até mesmo olhos irritados, ocorre no nosso cérebro. E é que tudo se deve principalmente a uma alteração dos neurotransmissores e da serotonina no nosso cérebro. Conhecida por muitos como a “ressaca do sono”, a base científica deste tipo de “ressaca” baseia-se no relógio fisiológico do organismo.

Um ciclo que se repete todos os dias, a cada 24 horas, onde os chamados ritmos circadianos enviam a informação necessária às células do nosso cérebro para avisá-las de que é hora de despertar. O problema é desencadeado quando, depois de recebermos este “aviso” do nosso corpo, continuamos a dormir. É então que na manhã seguinte experimentamos os sintomas do “sleepover”: dor de cabeça, mal-estar ou fadiga, entre outros.

Dores de cabeça, mal-estar ou fadiga são algumas das consequências de dormir demais

Além disso, o aparecimento desse tipo de sintomas, como dores de cabeça, é resultado de outros sintomas relacionados ao distúrbio do sono, como pacientes com narcolepsia ou pessoas com apneia do sono. Para combater e prevenir este tipo de dores de cabeça causadas pelo sono, devemos saber a causa de sua aparência, consultando nosso médico.

No primeiro caso, ocorre durante a transição da fase REM para a fase de sono. Nos casos de apneia do sono, a maioria dos pacientes acordou com fortes dores de cabeça na manhã seguinte.

É por isso que, na maioria dos casos, devido a esta alteração da serotonina e dos neurotransmissores, acordamos na manhã seguinte vítimas de dor de cabeça.

Muitos pacientes, apesar de não terem experimentado episódios de apneia ou narcolepsia, vêem com que frequência, à medida que as suas horas de sono aumentam, acordam todas as manhãs com dores de cabeça terríveis. Isto é principalmente porque sofrem de dores de cabeça causadas pela enxaqueca, devido a uma inflamação dos canais das artérias da nossa cabeça causada por um maior número de horas de sono. Os sintomas, além de uma dor aguda na região da cabeça, podem ser acompanhados por náuseas e até mesmo vómitos.

Como podemos prevenir a dor de cabeça enquanto dormimos?

A principal solução para as nossas dores de cabeça é restabelecer um horário de sono regular. Ou seja, devemos evitar aquela alteração dos neurotransmissores e da serotonina que ocorre em tempos em que alteramos nosso sono e nosso ritmo de vida: tempo de exames, férias, fins de semana, etc. Nosso relógio fisiológico não deve ser alterado mais que o habitual, pois, se o fizer com freqüência, mudaremos toda a rotina do sono que tínhamos até então estabelecido.

Não há outra solução para evitar a dor de cabeça durante o sono que não seja uma boa rotina: estabelecer um horário de sono regular

A solução, além de manter um horário regular, é cuidar da nossa dieta, evitando refeições copiosas ou digestão lenta que nos levam a ir para a cama muito mais tarde do que o habitual, bem como reduzir a quantidade de cafeína que consumimos ao longo do dia, com o objectivo de não nos atrasarmos mais do que o habitual.