Porque é que as minhas pernas doem quando durmo?

Mai 13, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

O desejo de qualquer pessoa quando vai para a cama todas as noites na sua cama é poder desfrutar de uma noite de sono relaxante e reparador. Mas a realidade mostra que isso nem sempre é possível, seja por causa de insónia ou outras causas. Uma das causas mais comuns que impedem o repouso normal é a dor nas pernas.

É muito comum me perguntar por que minhas pernas doem quando durmo. Às vezes é inexplicável e é tremendamente irritante se você sofre frequentemente. A dor na perna adormecida tem uma multiplicidade de causas diferentes: há muitas patologias que se manifestam através da dor na perna.

Entre as causas mais comuns de dor nas pernas durante o sono estão as seguintes:

Retenção de líquidos

Afecta principalmente as mulheres. A retenção de líquidos provoca inchaço nas pernas que pode causar furos, queimaduras e desconforto que impedem um descanso adequado. Menopausa, gravidez, obesidade ou insuficiência renal estão por trás da retenção de líquidos.

A retenção de líquidos provoca inchaço nas pernas, uma causa de dor que a afasta de ter um descanso de qualidade e adaptado às suas necessidades

Postura errada

Dormir muito tempo na postura errada da perna pode estar por trás de alguns casos de dor. Estas posturas erradas podem afetar articulações, músculos e até mesmo vasos sanguíneos, por isso é importante adotar uma postura mais confortável.

Lesões ligeiras nas pernas

Às vezes, podemos sofrer ferimentos ligeiros sem nos apercebermos disso. Fadiga muscular, fissuras numa pequena área de um osso ou inflamação dos tendões são os mais comuns.

Cãibras musculares

As cãibras musculares causam grande desconforto e são causadas por diferentes deficiências de saúde. A falta de potássio em níveis adequados no sangue ou a desidratação devido ao escasso consumo de água durante o dia são algumas das causas mais comuns por trás do aparecimento das temidas cãibras, que geram dor e impedem o repouso normal.

Pernas inquietas

É talvez uma das causas mais importantes da dor nocturna nas pernas e é um problema de origem neurológica que é subdiagnosticado na população. As pessoas que sofrem de síndrome das pernas inquietas sentem um impulso incontrolável que as leva a mover as pernas continuamente durante a noite, prejudicando a qualidade do sono.

Exercícios para evitar dores nas pernas

Há inúmeros exercícios que qualquer um pode fazer sem muita dificuldade para combater a dor na perna noturna. Aplicar uma massagem de vinagre de maçã é uma das mais conhecidas, mas por vezes nos casos mais graves é necessário aplicar gelo nas pernas para promover a circulação sanguínea e assim reduzir a dor.

Da mesma forma, os chuveiros também provaram ser muito úteis, seja água fria ou quente, pois podem aliviar a dor reactivando a circulação em todo o corpo e aumentando o nível de relaxamento da pessoa. O uso de óleos naturais para massagear após um duche também foi mostrado para ajudar a prevenir a dor nas pernas.

Em todo o caso, se há uma coisa que provou verdadeiramente útil em reduzir as dores nocturnas, é manter um estilo de vida ativo. Ter as pernas exercitadas permite-lhe fortalecer os músculos, tendões e ossos, que são a origem da maioria dos problemas. E não há nada como o desporto para melhorar a saúde, também das pernas.