Por que sonhamos que estamos a cair

Mai 24, 2022 | CURIOSIDADES, SIGNIFICADO DO SONHOS | 0 comments

Vai muito rápido, não sabe muito bem para onde, e de repente fica bem na frente de um precipício. Vê o fundo e é invadido por um terror ainda maior, e de repente, como se nada tivesse acontecido, zás! Desperta-se.

Pode até ser que se desperte sobressaltado, sem saber muito bem o que acaba de acontecer. O seu coração bate mais rápido, mas sabe que está a salvo. Parece que foi tudo um sonho, e muito possivelmente é capaz de reconhecer esse sonho, porque já lhe aconteceu antes. A pergunta é… Por que sonhamos que estamos a cair? 

Por que sonhamos que estamos a cair?

É muito provável que não só o tenha experimentado numerosas vezes, mas que incluso o tenha comentado com alguém. É que todas as pessoas que conhece, provavelmente, já tiveram esse mesmo sonho, no qual sente que se cai e se desperta abruptamente. E, na verdade, este é um sonho que acaba por ser bastante comum.

Esta sensação vem desencadeada por um movimento muscular involuntário chamado mioclonia. Tal como explica a Sleep Foundation, estes espasmos são definidos como contrações musculares repentinas e involuntárias que experimentamos enquanto dormimos. Em concreto, parece que estes espasmos se produzem na transição entre a vigília e o sono.

Parece que, quando o corpo entra num estado de relaxamento profundo para dormir, o cérebro pode interpretar erradamente esta sensação como se o corpo estivesse a cair, e reaja contraindo os músculos. Desta maneira, esta contração faz com que nos despertemos completamente.

Uma explicação nos nossos antepassados

Uma explicação lógica para que isto suceda pode ser encontrada nos nossos antepassados. É que é provável que este reflexo em forma de espasmo aumentasse as possibilidades de sobrevivência ante os possíveis perigos.

Em concreto, uma das razões pelas quais a sensação de cair faz com que nos despertemos repentinamente poderia ser devido a que os nossos antepassados mais afastados viviam nas árvores. Cair-se de uma árvore é um risco grave para a saúde, como todos sabemos, e dormir é um momento crítico no qual é mais provável que isto ocorra, já que o corpo se relaxa e muda de posição. 

Em qualquer caso, sonhar que estamos a cair não se considera algo estranho, nem um motivo de preocupação, ainda que possa ser exacerbado pelo consumo de estimulantes e pelo stress. É por isso que as pessoas podem experimentar esta estranha, mas inofensiva, sensação, sobretudo quando estão a passar por um período de maior stress. 

Além disso, existem outros fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de experimentar um destes sonhos. O consumo de cafeína e de estimulantes, fazer exercício antes de dormir, ou a falta de sono, podem ser alguns dos fatores que contribuam para o aparecimento deste tipo de sonho. 

O consumo excessivo de cafeína ou nicotina

Estimulantes como a cafeína e a nicotina mantêm o nosso cérebro em alerta. Estas substâncias também podem permanecer no nosso sistema durante várias horas, interrompendo o sono. 

Isto pôde ser observado num estudo publicado em 2013, no qual as pessoas que deixaram de tomar café seis horas antes de se deitar ainda tinham problemas para conseguir adormecer. Consumir demasiada cafeína ou nicotina, ou consumi-las demasiado próximo da hora de se deitar, pode provocar estes sonhos nos quais sentimos que estamos a cair.

Stress e ansiedade

Tanto o stress quotidiano, como os transtornos de ansiedade, podem contribuir para o aparecimento de insónias, o que conduz ao tipo de privação de sono que aumenta o risco de sofrer sonhos nos quais sentimos que nos caímos. 

Quando estamos stressados ou ansiosos, os nossos níveis de cortisol permanecem elevados durante o sono, o que faz com que o descanso seja menos reparador. Os pensamentos ansiosos também nos podem manter despertos, o que torna mais difícil que nos relaxemos para dormir, e interrompe a transição entre a vigília e o sono, o que pode dar origem a este sonho. 

Exercício pela noite

O exercício é sempre uma boa ideia quando se trata de dormir melhor. Já foi demonstrado inúmeras vezes que fazer exercício regularmente melhora a qualidade do sono. No entanto, é importante reconhecer que o exercício é uma atividade energizante, e que o faz sentir mais alerta, ao invés de cansado. É por isso que fazer exercício pela noite, antes de se deitar, pode provocar também que tenhamos estes sonhos nos quais nos caímos. 

E a si? Já lhe aconteceu alguma vez isso de sonhar que está a cair? Já sabe que, se lhe acontece frequentemente, o melhor será que se consulte com o seu médico, para perceber o que pode fazer pelo seu descanso. Dormir é vital para a vida!