Por que não consigo correr nos sonhos?

Mar 4, 2022 | CURIOSIDADES | 0 comments

 

Os nossos sonhos, em muitas ocasiões, falam por si mesmos. Podemos sonhar com muitas coisas, mas o certo é que, num sonho, não somos capazes de levar a cabo muitas ações que realizamos quando estamos acordados. Um bom exemplo disso é correr. Pode ser que alguma vez se tenha perguntado: por que não consigo correr nos sonhos?

Que significado poderia ter o feito de não conseguir correr num sonho? Parece que, segundo diversas opiniões, poderia também ter diversas causas. 

O significado dos sonhos

Há quem pense que os nossos sonhos podem ser uma parte importante da nossa realidade, ou que, incluso, poderiam chegar a querer dizer-nos algo. Os especialistas na interpretação dos sonhos indicam que o que sonhamos é um reflexo das nossas ações ou, até, que estes poderiam prever o nosso futuro. 

Esta disciplina é conhecida como a interpretação dos sonhos. Esta é definida como a técnica e a arte de atribuir um significado aos diversos componentes, imagens e elementos que aparecem nos sonhos. Trata-se de uma prática milenar, mas o que mais conhecemos sobre ela é o que Sigmund Freud nos ensinou.

Graças a Freud, hoje em dia podemos simbolizar o significado dos sonhos que temos, relacionando-os com a nossa personalidade, o nosso dia a dia, e com a contribuição que têm na nossa vida. Isto também nos poderia mostrar preocupações ou problemas que estamos a viver nesse determinado momento.

Ainda que seja certo que a interpretação dos sonhos pode ser algo que nos ajude a entender os nossos sonhos, a verdade é que é tão fiável como pode ser a astrologia (ou seja, menos do que gostaríamos).

Por que não consigo correr em sonhos?

A sabedoria popular tem várias explicações a esse respeito, sobre os motivos pelos quais não podemos correr em sonhos (ou por que não podemos, diretamente, mover-nos). Em concreto, não poder correr num sonho poderia avisar-nos de várias coisas.

Em primeiro lugar, de nos encontrarmos frustrados com a nossa vida. Poderia ser que, relacionado com sentimentos de medo e negatividade, os sonhos nos quais não pode correr simbolizem esse sentimento de que algo que lhe importa muito está fora do seu controlo.

Outra explicação que poderia ter o feito de não poder correr num sonho é a baixa autoestima. De alguma maneira, esta poder-se-ia manifestar nos nossos sonhos, fazendo-nos sentir desamparados mediante a incapacidade de correr, e sentindo como se estivéssemos paralisados.

Não poder correr também poderia ter algo que ver com a ansiedade, e a respetiva incapacidade para a gerir como se gostaria. Necessitamos enfrentar algumas coisas, mas ante a frustração e a incapacidade de o fazer, ficamos paralisados, tal como sucede quando não podemos correr no sonho. 

Por outro lado, há quem indique que o feito de ficar totalmente paralisado num sonho e não poder fugir, poderia ser causado pelo medo. Trata-se de um medo que nos impediria de sentir essa capacidade para correr, e que, ao mesmo tempo, faria com que ficássemos totalmente paralisados. 

Em qualquer caso, ainda que o feito de não poder correr num sonho possa significar muitas coisas, o certo é que o mais provável é que se deva ao fato de que nos encontramos numa paralisia do sono. Sabe o que é? Certamente já lhe aconteceu mais do que uma vez.

A paralisia do sono

A paralisia do sono consiste na incapacidade de nos movermos ou de falarmos enquanto estamos a dormir. Normalmente, costuma acontecer enquanto estamos a dormir, ou enquanto estamos a acordar. Pode ser assustadora, mas a verdade é que acaba por ser um episódio inofensivo, tal como explica o serviço nacional de saúde do Reino Unido. 

Durante uma paralisia do sono podemos sentir:

  • Que estamos despertos, mas não nos podemos mover, falar, ou abrir os olhos.
  • Como se alguém estivesse dentro do quarto.
  • Como se algo nos estivesse a empurrar para baixo.
  • Terror.

Todos estes sentimentos podem durar vários minutos, mas desaparecem rapidamente depois disso. 

Parece que ainda não é evidente a causa pela qual isto acontece, mas poderia ter algo a ver com a insónia, a narcolepsia, o transtorno de ansiedade generalizado, o transtorno de pânico, ou com padrões de sono interrompidos, devido ao trabalho ou ao jet lag, por exemplo.

E a si? Já lhe aconteceu alguma vez isso de não poder correr nos sonhos? Agora tem mais algumas explicações a esse respeito. De qualquer forma, caso se trate de algo que lhe sucede frequentemente, não hesite em consultar com um profissional, para que este lhe dê uma ajuda com o seu descanso!