Por que ler incita ao sono

Mai 27, 2022 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

Dormir as horas mínimas necessárias é vital para o funcionamento do nosso corpo. No entanto, são muitas as pessoas que não conseguem cumprir com o descanso mínimo necessário cada noite. 

É por isso que é interessante ter em conta algumas possíveis formas de conseguir adormecer mais facilmente. Uma destas formas é ler antes de se deitar. Mas, por que é que ler incita ao sono? Deixamos-lhe algumas das razões que transformam a leitura num passatempo ideal para conseguir adormecer ainda mais rápido. 

Por que é que ler incita ao sono?

Ler pode ser uma boa forma de incitar o sono. E são várias as razões pelas quais isto acontece:

Ler reduz o tempo que passamos em frente aos écrans

O vínculo entre a falta de sono e o feito de abusar dos écrans não poderia ser mais evidente. Os écrans não só incluem a televisão e o computador: também falamos do telemóvel ou do tablet, caso disponha de um. 

Este tipo de dispositivos eletrónicos emitem luz azul, a qual já se demonstrou que reduz ou atrasa a produção natural de melatonina pela noite, o que faz diminuir a sensação de sono, tal como explica a Sleep Foundation

Além do mais, a luz azul também pode reduzir a quantidade de tempo que passamos no sono de ondas lentas e movimentos oculares rápidos (REM), duas etapas do ciclo do sono que são vitais para um apropriado funcionamento cognitivo. 

Ler um livro pode ser uma boa forma de evitar o uso indiscriminado dos écrans. O simples feito de olhar para algo que não emite luzes brilhantes permite que o corpo liberte a tensão de forma natural e se consiga relaxar para dormir.

Melhora a qualidade do sono

Ler é uma atividade que faz trabalhar o cérebro sem o estimular de forma ativa, dado que podemos ler enquanto estamos deitados. A leitura consegue relaxar a nossa mente para que possamos dormir, permite-nos deixar o presente e a realidade, e dedicarmo-nos a outra coisa.

Isto melhora a qualidade do nosso sono, já que nos relaxa para dormir, ao invés de tentar inserir-se artificialmente num estado de descanso. Isto permite também que nos possamos sentir mais descansados quando nos despertamos.

Além do mais, a maioria das pessoas têm problemas para conseguir adormecer, devido ao stress e à ansiedade. Fisiologicamente, quando sofremos de stress e ansiedade libertamos certas hormonas que fazem com que seja ainda mais complicado conseguir adormecer. A leitura poderia ser uma ajuda para quebrar este ciclo de stress.

Alívio do stress

A leitura poderia ser efetiva como destressante, tanto como uma aula de 30 minutos de yoga. Assim o explicam investigações, como a publicada em 2009

Se tem esse hábito de ler, é provável que já tenha experimentado essa sensação de que a leitura pode transportá-lo a uma vida e uma realidade que não são as suas. Isto pode fazer com que nos transportemos a outros mundos e deixemos de pensar nas coisas que nos preocupam continuamente. 

Está claro que, se o seu problema costuma ser que está stressado antes de ir dormir, e procura explicitamente estar mais relaxado, o melhor será escolher um livro relaxante. Ou, pelo menos, escolha um que não o faça sentir mais stressado.

Os romances sobre temas de que gostamos, livros sobre o bem-estar, ou incluso livros onde se aprende sobre algum passatempo, poderiam ser ideais para ler antes de nos deitarmos. 

Efeitos a longo prazo sobre a cognição

Um estudo publicado em 2013 sobre os efeitos da leitura no cérebro descobriu que a leitura melhorava a conetividade do cérebro, ou a capacidade do cérebro para compreender histórias e pensar de forma crítica sobre elas. 

Ainda que seja necessário que se investigue mais a este respeito, o que está claro é que a leitura nos expõe a novas formas de pensar, permite-nos ver novas perspetivas, e desafia-nos a compreender conceitos novos. 

Empatia

Os leitores, em concreto as pessoas que leem ficção, têm a tendência a possuir melhores habilidades de empatia e teoria da mente. Assim o explicam estudos como o levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade de Toronto.  

Isto poderia acontecer, devido a que os leitores se colocam “na pele” dos protagonistas dos livros que leem. Incluso poderia existir alguma correlação entre a alteração das partes do cérebro que se ocupam de sentimentos sensoriais e a leitura.

Como vê, ler é uma excelente forma de se relaxar. Agora que já sabe por que é que ler incita ao sono, do que é que está à espera para pegar nesse livro que leva tanto tempo à sua espera? Deixe de lado o telemóvel e relaxe, enquanto lê um bom livro.