Por que ficamos com sono depois do sexo

Nov 23, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CASAL | 0 comments

Seguramente que já lhe aconteceu alguma vez: acaba de fazer sexo, e de repente, a si ou à sua cara-metade, chega uma sensação de sono, contra a qual parece muito difícil lutar. Se é assim, deve saber que é algo até bastante habitual.

Mas, por que ficamos com sono depois do sexo? Poderia ser uma questão de hormonas, ainda que parece que também os sentimentos poderiam estar implicados, e o desejo de união que temos com essa pessoa, com a qual acabamos de fazer sexo. Vamos saber mais, em seguida.

Por que ficamos com sono depois do sexo?

Existem várias hipóteses a esse respeito. Apresentamos-lhe algumas delas:

As hormonas têm algo a ver com isso

Segundo explica a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, o sono que nos entra imediatamente depois de fazer sexo tem muito que ver com as hormonas que se libertam durante o ato. É que o sexo estimula a libertação de oxitocina (uma hormona que nos faz sentir ligados à outra pessoa), e reduz o cortisol (uma hormona relacionada com o stress). Além do mais, ter um orgasmo liberta uma hormona chamada prolactina, que nos faz sentir sonolentos e relaxados.

Tudo isto conduz a um estado sonolento e agradável, perfeito para adormecer, e bem aconchegado. Para as mulheres, esta sensação vem até acompanhada de outra vantagem: um aumento dos níveis de estrogénio após o sexo, que melhora a sua etapa REM, e lhes oferece um sono mais profundo. Ainda que as coisas também não estão nada mal para os homens: eles também adormecem mais profundamente após o coito. De fato, existe um termo francês que faz referência à rapidez com que os homens adormecem após o orgasmo: le petit mort.

De fato, tanto é assim que os investigadores ao respeito consideram que o sexo pode ser um grande alívio para o stress, assim como uma forma de nos sentirmos mais íntimos com a/o nossa/o parceira/o. Neste sentido, outro grupo de investigadores tem algo a dizer.

Por que ficamos com sono depois do sexo

Os laços afetivos também têm algo a dizer

Assim o confirma um grupo de psicólogos da Universidade de Michigan e Albright College, na Pensilvânia. A tendência a adormecer primeiro depois de praticar sexo está associada com um maior desejo de união e afeto por parte da/o nossa/o parceira/o.

“Quanto mais provável for que a outra pessoa adormeça depois do sexo, mais forte é o desejo de criar laços afetivos”, assim o explica Daniel Kruger, investigador da Universidade de Michigan, e autor principal do estudo. Ou seja, se é dessas pessoas que adormece primeiro depois de fazer sexo, o mais provável é que a outra pessoa procure ter mais laços afetivos consigo.

O estudo, publicado em dezembro de 2011 na Revista de Psicologia Social, Evolutiva e Cultural, examinou 456 participantes, que completaram experiências e desejos com a/o parceira/o depois do sexo. Em seguida, os participantes responderam às perguntas: “quem adormece depois do sexo?” e “quem adormece primeiro ao deitar-se, e não depois do sexo?”.

Os participantes cujos parceiros adormeciam imediatamente depois de ter relações sexuais tinham maiores desejos de abraçar a outra pessoa e falar com ela depois do coito. Assim, segundo Susan Hughes, professora associada de psicologia, “adormecer antes que a/o parceira/o depois de fazer sexo pode ser uma forma inconsciente de excluir qualquer conversa sobre compromisso”.

O estudo também analisou quem seria mais propenso, homens ou mulheres, a adormecer primeiro. Porém, o estudo não encontrou que uns ou outros fossem mais propensos a adormecer.

Segundo apontam os autores do estudo, as investigações sobre os comportamentos pós-sexo são poucas. “A grande maioria da investigação sobre a psicologia evolutiva da reprodução humana centra-se no que acontece antes e depois das relações sexuais” diz Hughes. No entanto, “as estratégias reprodutivas não terminam com o coito; podem influir em comportamentos específicos, diretamente depois do sexo”.

E você? É dos que adormece imediatamente depois de fazer sexo? Se é o primeiro, pode ser que a/o sua/seu parceira/o sinta a sua falta, ou pode ser simplesmente uma questão de hormonas. Em qualquer caso, esperamos que, antes ou depois do sexo, o seu descanso seja o melhor possível.