Por que é que babamos a almofada?

Nov 17, 2019 | INFORMAMOS-TE

Se você é um daqueles que se baba durante o sono, você já se acostumou a babar manchas nos travesseiros e até precisa secar a baba ao acordar. Você também pode ter notado que você baba principalmente quando dorme de lado e não quando dorme de costas. Isso porque quando você dorme de costas, a saliva se acumula na extremidade da garganta e acaba se espalhando pela garganta.

Parece que este problema de babar a almofada já tem uma explicação. É um episódio que ocorre durante a chamada fase REM (Rapid Eye Movements). Durante esta fase e quando nos babamos, as funções cerebrais diminuem a sua actividade e o corpo entra num estado de repouso restaurador.

Isto faz com que o corpo pare de engolir. Ou seja, deixar a saliva passar da boca para o estômago através da garganta. Desta forma, a saliva acumula-se na cavidade oral, o que provoca esta baba de que estamos a falar.

É bom ou mau babar-se na almofada enquanto dormimos?

Portanto, parece que o hábito de babar na almofada pode ser saudável e até mesmo recomendável. Não há nada de que nos envergonharmos: se estamos enchendo nossa cama de baba, então isso significa que nosso corpo recebe descanso suficiente e que esse sono produzido durante o descanso é essencialmente restaurador.

Naturalmente, este hábito é recomendado e usual quando ocorre moderadamente. Se sofrer de excesso de baba durante a noite, pode ser necessário consultar o seu médico.

Outros fatores que podem aumentar a salivação

Há outros fatores que podem estar causando salivação enquanto você dorme

  • Alergias: A rinite alérgica ou febre do feno, bem como algumas alergias alimentares aumentam a produção de saliva.
  • O refluxo ácido do estômago pode estimular o esôfago causando aumento da salivação.
  • Sinusite: Problemas respiratórios são frequentemente associados à dificuldade de engolir, o que faz com que a saliva se acumule.
  • Medicação: Alguns medicamentos como os antidepressivos também aumentam a geração de saliva.
  • Tonsilite: Devido à inflamação causada pela amigdalite, os ductos se estreitam, obstruindo, entre outras coisas, a absorção natural da saliva.
  • Terror noturno: Pessoas que sofrem de distúrbios do sono, como o terror noturno ou sonambulismo, tendem a babar-se mais enquanto dormem.