Por que aparecem problemas musculares durante o sono?

Mai 2, 2020 | INFORMAMOS-TE

Muitas pessoas sofrem de problemas musculares quando dormem, especialmente nos braços ou pernas. Estas partes são os protagonistas dos movimentos que ocorrem antes de adormecer ou enquanto você dorme. Estes tipos de problemas ou puxões musculares são chamados espasmos hipnóticos, mas… a que se devem?

A primeira coisa que precisamos de saber é que ninguém se deve preocupar se isto lhes acontecer. Cerca de 70% das pessoas sofrem ou sofreram dores musculares durante o sono. Alguns factores aos quais pode estar associado são: ansiedade, angústia, fadiga ou um consumo excessivo de cafeína. Estas razões aumentam a probabilidade de dores musculares e dores durante o sono.

Ansiedade, angústia, fadiga ou consumo excessivo de cafeína são as principais causas de problemas musculares durante o repouso

Há momentos em que o nosso corpo se move abruptamente durante o sono, contraindo muitos músculos e conseguindo acordar-nos. Alguns estudos indicam que isso também pode ser devido a mudanças no corpo que ocorrem durante o sono. As funções tendem a abrandar, promovendo que os sinais vitais sejam reduzidos. O cérebro precisa ter certeza de que o sono não é perigoso e, como defesa, envia reações às extremidades, assegurando que está apenas dormindo.

Alguns desses movimentos podem fazer com que você acorde, por exemplo, a sensação de cair em um vazio. Nesse momento, o cérebro acredita que você está realmente caindo e força o corpo a reagir. Diferentes teorias científicas explicam que esses problemas musculares são causados porque nossos ancestrais dormiram nas árvores e, quando a sensação de queda foi sentida, acordaram e voltaram a ser colocados nos galhos como forma de sobrevivência.

Por outro lado, é possível que eles também sofram, devido a diferentes estímulos externos, como um ruído alto, promovendo que a chamada “sensação de queda” apareça.

No entanto, não há necessidade de se preocupar porque é algo muito natural. Mas se você quiser saber como remediá-lo: a melhor solução é aumentar a qualidade do seu descanso. Uma boa dieta ou evitar interrupções são duas maneiras de ter um bom descanso.

Quando devo ir ao médico?

Eles geralmente vão embora por conta própria e não são tão severos que precisem de cuidados médicos. Você deve consultar um médico se problemas musculares lhe derem alguns desses sintomas:

  • Causam uma intensa sensação de desconforto e/ou desconforto.
  • Você sofre de inchaço, alterações na cor da pele, ou vermelhidão das pernas.
  • Tens fraqueza muscular.
  • São muito frequentes.
  • Melhorou os cuidados pessoais e a situação não melhora.
  • Não há uma causa óbvia para eles aparecerem continuamente.

Como evitar que os puxões musculares enquanto dorme?

Se você quiser evitar o aparecimento de problemas musculares, estas duas medidas podem ser muito úteis:

  • Mantenha-se hidratado – A quantidade de água que bebe todos os dias depende sempre do que come, mas tenha em mente que ficar bem hidratado faz com que os líquidos ajudem os músculos a relaxar mais.
  • Alongue os músculos: sempre que for fazer exercício ou usar qualquer músculo durante muito tempo, certifique-se de que estica correctamente, mesmo antes de ir dormir. Isto irá prevenir cãibras musculares.

O colchão, essencial para o seu descanso

Um colchão pode ser o aliado ideal para resolver as suas doenças musculares enquanto dorme. Se você está procurando um colchão para ajudá-lo a resolver problemas, é hora de ouvir sobre a descontração de colchões. Estes colchões aceitam corretamente os principais pontos de pressão e facilitam o resto das pessoas que sofrem algum desconforto. O ponto mais importante desses colchões são as camadas de viscoelástico de alta densidade que abriga as principais áreas de pressão dos dormitórios.