Por que acordo com a mão dormente e como é possível evitá-lo?

Jul 5, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS, SAÚDE

Imagine a estranha situação que lhe descrevemos abaixo. Estás a acordar, o teu braço não responde e a tua mão está completamente adormecida. Seu membro tornou-se um amálgama de ossos, músculos e pele insensível que não responde.

Se você não se reconhece vivendo nesta situação, você é uma daquelas pequenas porcentagens que evitam este episódio desagradável e inusitado. Mas o resto de nós gostaria de saber o que fazemos de errado para que este fenómeno se repita de vez em quando. Por que às vezes acordamos com as mãos adormecidas?

Os especialistas dizem que não é sinal de um distúrbio grave e que seria uma questão postural. Quando dormimos de braços e mãos, há falta de fluxo sanguíneo. Além de estar paralisada, a mão está gelada, o que significa que a irrigação não estava chega corretamente. Quando sacudimos com a outra mão, o sangue começa a regar a área novamente e o braço retorna ao seu ser. Se você acordar novamente com a mão adormecida, fique calmo e espere alguns minutos para que a irrigação seja retomada.

La mano dormida se produce cuando al dormir, tu postura acaba presionando tu mano e impide que el riego llegue correctamente a tu mano

Por que o fenómeno da “mão adormecida” ocorre principalmente à noite? A resposta é fácil. Quando percebemos que algo não está a funcionar bem, sentimos um leve formigueiro, mudamos a nossa postura para que o fluxo regresse. E é sempre a mão? Normalmente é, pois é um pequeno grupo muscular que pode ser facilmente aprisionado pelo resto do corpo.

Acordar com a mão dormente: problemas cervicais?

Ocasionalmente, a dormência é causada pela compressão dos nervos da extremidade superior. O nervo radial percorre todo o comprimento do braço desde o ombro até a mão e vem da medula espinhal. Seria como o fio que expande o sinal, o impulso nervoso para o braço inteiro. Por algum motivo, o cabo se desconecta ao não enviar pontualmente o sinal para o membro governante.

No entanto, a dormência em ambos os braços pode indicar problemas mais graves nas vértebras cervicais, que podem comprimir o nervo. Neste caso, a sensação não desapareceria rapidamente ao levantar ou ocorreria noutras circunstâncias. Quando for este o caso, é melhor consultar um profissional da área. Neste caso não seria algo anedótico, mas uma questão que poderia ser avaliada por uma equipa médica.

Uma boa almofada e um bom colchão, as chaves do seu descanso

Para assegurar uma boa higiene durante o sono, devemos concentrar-nos em escolher um bom colchão e, claro, uma almofada adequada às nossas características físicas e forma de dormir. Um colchão e uma almofada preparados evitarão os problemas que ocorrem quando a superfície de descanso é deficiente. Em nossa cama devemos estar o mais confortáveis possível, sem ter que nos virar para encontrar a postura correta ou nos levantar com a sensação de que não descansamos o suficiente.