Por que a falta de sono aumenta o stress e a ansiedade?

Dez 9, 2019 | INFORMAMOS-TE

A insónia é um problema que afecta muitas pessoas. Dormir mal, ou dormir pouco, pode gerar este problema que consiste na falta de sono e nos faz ter problemas em diferentes áreas de nossas vidas.

Insónia é um distúrbio muito comum devido a várias causas: stress, fatores ambientais, emocionais, etc. Por outro lado, a ansiedade é uma angústia ou um estado de mal-estar que normalmente acompanha as doenças agudas.

O fato de estar deitado e não poder dormir, ou ter a sensação de não poder fazê-lo, é algo muito comum entre a população em geral. Clinicamente é descrito como insónia, e embora existam muitos tipos (de curta e longa duração, associada ao abuso de drogas e outras substâncias …) aqui vamos descrever a relação que têm distúrbios como stress e ansiedade com sono pobre.

E parece que 30 a 60 por cento dos pacientes que sofrem de insónia crônica (ou seja, que dormem mal na maioria das noites) também têm outro distúrbio psiquiátrico identificável, como a ansiedade, entre outros (1).

Stress e ansiedade são respostas normais do organismo a um perigo iminente ou à percepção do mesmo. Permitem gerar o alerta e a ativação necessários para enfrentar estes perigos ou ameaças (2). Ou seja, de certa forma e de forma moderada, o stress pode ser necessário para o nosso corpo.

No entanto, quando tanto o stress como a ansiedade se tornam desproporcionados, demasiado duradouros ou demasiado frequentes, tornam-se um problema. E causam outros problemas, como mau dormir ou insónia (2).

Assim, parece que, quando os problemas de insónia vêm para ficar, a falta de sono produz uma reação fisiológica no organismo que contribui para o aumento dos níveis de ansiedade e stress, gerando maior alerta e ativação e maiores dificuldades para relaxar e, portanto, adormecer.

Portanto, parece que o sono pobre e o stress e a ansiedade estão intimamente relacionados, tanto que o stress e a ansiedade podem ser tanto a causa quanto a consequência do sono pobre.

A melhor maneira de lidar com nossos problemas de stress e ansiedade é ir a uma consulta psicológica, onde um profissional pode nos dar orientações para nos livrarmos desses problemas.

Mas o que, sem dúvida, vai bem para mitigar a insónia, se a causa ou consequência de outros problemas, é ter uma boa equipe de descanso.

Portanto, uma boa ideia pode ser investir no seu colchão. Sabemos que esta é uma parte fundamental do nosso descanso, e embora outros fatores possam interferir, todo o descanso melhora com um bom colchão. Venha a uma das nossas lojas e deixe-nos aconselhá-lo por especialistas com mais de dez anos de experiência em descanso.

 

Em Maxcolchon temos uma ampla gama de colchões de alta qualidade que lhe facilitarão o máximo descanso possível. Desde colchões muito firmes até colchões muito adaptáveis: temos tudo o que você precisa para descansar bem. Além disso, temos colchões em todos os tamanhos que você pode imaginar, e podemos até criar um tamanho específico para si.

Você também pode escolher o material que preferir para o seu colchão. Molas, viscoelástico, látex… Escolha o material que melhor lhe convém para o seu descanso. Com as mais recentes tecnologias que incluem a eliminação de ácaros, humidade e qualquer problema que o seu colchão anterior possa ter causado.

E se o seu colchão tem um problema, também não terá de se preocupar. A maioria dos nossos colchões vem com uma garantia de 10 anos, por isso se algo acontecer ao seu colchão durante este tempo basta avisar-nos e nós tratamos disso.

Ainda não se convenceu? Ou não sabe qual escolher? Contacte a nossa equipa de profissionais e eles irão guiá-lo na sua decisão. E se dentro de 100 dias após a compra você sentir que o colchão que comprou não é o seu, você não terá que se preocupar com isso também. Oferecemos-lhe 100 noites para experimentar o seu colchão. E se não gostar, trocamos por outro à sua escolha.

De que está à espera para melhorar o seu descanso ao máximo? Dê uma olhada no nosso site.