Para que serve um caça-sonhos?

Abr 29, 2022 | CURIOSIDADES | 0 comments

Os caça-sonhos estão de volta. Deixaram de ser um ícone exclusivo dos indígenas americanos, para passarem a ser vistos em colares, roupa, tatuagens, e incluso em capas de telemóveis. Eles são um atrativo estético compreensível, dado que envolvem os sonhos, e têm umas bonitas penas unidas a uma rede tecida redonda.

No entanto, muita gente pode perguntar-se: qual é o significado real por trás dos caça-sonhos? Para que servem exatamente?

Os autênticos caça-sonhos

Os verdadeiros caça-sonhos estão feitos com um aro de madeira, geralmente feito de salgueiro, e frequentemente têm objetos sagrados (contas, penas) pendurados debaixo do centro do círculo. Alguns têm couro enrolado à volta da parte de madeira, o que, muitas vezes, é uma indicação da sua autenticidade. 

A tribo Ojibwe é a responsável pela criação deste objeto espiritual. Inspiraram-se nas aranhas para o fazer, e por isso é que o fio tecido no centro do caça-sonhos é similar a uma teia-de-aranha. O fio é frequentemente conectado ao aro em oito pontos, como tributo às oito pernas de uma aranha.

Ao contrário de outras culturas, os nativos americanos consideravam as aranhas como um agente protetor. De fato, durante a sua origem, os nativos americanos acreditavam numa mulher aranha mística, cujo trabalho era proteger e cuidar das crianças, assim como de outros membros da tribo. 

Como resultado, criaram o caça-sonhos como uma forma de proteger a tribo em crescimento. Devido a esta crença, as mães e as avós começaram a recriar os caça-sonhos, e isto tornou-se uma lembrança materna. 

Segundo a tribo Lakota

A tribo Lakota oferece uma lenda diferente sobre a origem dos caça-sonhos. Nesta tribo, um líder espiritual teve uma visão de Iktomi, um grande trapaceiro e um espírito mestre, que adotou a forma de uma aranha.

Iktomi pegou no anel de salgueiro do líder espiritual e começou a tecer uma rede sobre ele enquanto falava. Falou sobre o ciclo da vida, e disse ao líder que existem forças boas e más em jogo durante o ciclo da vida. Se escutas as forças boas, serás conduzido na direção correta, mas as forças más causariam dano. 

Uma vez que terminou de tecer a sua rede, Iktomi mostrou ao líder espiritual que era um círculo perfeito com um buraco no meio. Afirmou que as boas ideias ficariam presas na rede, enquanto que as más passariam pelo buraco. O líder espiritual ofereceu este conhecimento ao seu povo, que começou a utilizar caça-sonhos para filtrar os sonhos, capturando os bons e deixando ir os maus. 

Para que serve um caça-sonhos?

Para obter resultados mais efetivos, o caça-sonhos deve ser pendurado sobre o berço ou a cama, e deve estar exposto à luz solar. Funciona filtrando os bons sonhos e “bloqueando” os maus sonhos, capturando-os. O caça-sonhos apenas permite que entrem na mente inconsciente os bons pensamentos e sonhos. 

Enquanto que os maus sonhos ficam presos na parte da teia do caça-sonhos, os bons sonhos escapam-se pelas contas e penas que estão penduradas, de modo a acalmar quem dorme debaixo dele. Bem cedo pela manhã, com os primeiros raios de sol, os pesadelos desaparecem, e aquele que conte com um caça-sonhos teria experimentado uma boa noite de sono.

Ainda que possamos encontrar caça-sonhos de muitas formas e tamanhos, os caça-sonhos originais costumam ser pequenos e particularmente difíceis de encontrar. A maioria que se encontra hoje em dia não são autênticos, dado que não estão fabricados com os materiais adequados e, como é lógico, também não estão feitos pelas mães.

Os caça-sonhos na era moderna

Na era moderna, algumas culturas nativas americanas utilizaram os caça-sonhos como símbolo de unidade em todo o Movimento Indígena Americano das décadas de 1960 e 1970. Os caça-sonhos começam a ser conhecidos como “artesanato nativo”, e convertem-se num objeto popular.

Gente de todo o mundo considera os caça-sonhos como objetos bonitos e interessantes. Os grupos New Age produzem diferentes tipos de caça-sonhos, feitos de vários materiais e com diferentes estilos, e que são muito populares no mercado atual. 

As imagens e os acessórios feitos de caça-sonhos são bastante comuns, e têm-se transformado numa tendência de moda, já que são esteticamente muito atrativos.

E você? Já teve alguma vez um caça-sonhos? Agora que já sabe para que se utilizam estes objetos lendários, quiçá tenha interesse em adquirir um e ter, por fim, apenas sonhos bons!