Os terrores noturnos mais frequentes em adultos

Mar 14, 2022 | TERRORES NOCTURNOS | 0 comments

Os terrores noturnos, também conhecidos como pesadelos, são um tipo de parassonia, classificada como um transtorno de excitação, que acontece durante o sono não REM. Regra geral, acontecem durante as primeiras 3 a 4 horas de cada noite. 

Este tipo de parassonias são conhecidas por afetar, principalmente, as crianças. Porém, os adultos que tenham sofrido com este problema no passado, também podem ter uma recorrência nos episódios, provocada pelo stress, pelo desenvolvimento de um transtorno do sono, ou pela falta de sono.

Do mesmo modo que acontece com os adolescentes, os terrores noturnos nos adultos podem ser motivo de especial preocupação, devido a um maior risco de se lesionar a si mesmo ou a outros membros do lar, caso se produza um comportamento violento durante o episódio. Em raras ocasiões, os adolescentes e os adultos podem recordar detalhes do terror noturno.

Como se dão os terrores noturnos em adultos?

Os terrores noturnos em adultos são muito menos frequentes do que nas crianças. Tal como afirma uma investigação publicada em 2002, cerca de 2% dos adultos informaram ter experimentado terrores noturnos, e muito poucas pessoas com mais de 65 anos (<1%) descrevem ter experimentado esses mesmos terrores noturnos. 

Quando um terror noturno aparece, pode parecer que se desperta de repente. Pode gritar, chorar, mover-se, ou mostrar outros sinais de agitação e medo. O episódio pode durar, desde uns minutos, até 30 a 40 minutos, ainda que, normalmente, não se desperta durante o mesmo. A maioria das pessoas volta a dormir depois de um terror noturno. 

O que causa os terrores noturnos?

Da mesma forma que com outras parassonias, existe alguma evidência de que os terrores noturnos têm um componente genético, e que é mais provável que aconteçam em pessoas que têm antecedentes familiares de parassonias, sobretudo um pai, ou um irmão.

Além do mais, as pessoas que têm outros transtornos do sono, como apneia obstrutiva do sono, refluxo gastroesofágico ou síndrome das pernas inquietas, podem ser mais propensas a padecer destes terrores. 

Em particular, a apneia obstrutiva do sono está presente em mais de metade das crianças que são levadas ao médico devido aos terrores noturnos. 

Em geral, não existe uma associação significativa entre os terrores noturnos e os transtornos psicológicos, ao contrário do que foi sugerido em outros tipos de parassonias. Ainda assim, parece que alguns fatores que desencadeiam estes terrores poderiam ser a privação do sono ou a interrupção do horário de sono, entre outras coisas.

Os terrores noturnos mais frequentes em adultos

A maioria dos conteúdos dos terrores noturnos são bastante comuns em toda a população. De fato, é provável que possa reconhecer mais do que um na seguinte lista:

Tropeçar ou sentir que está a cair

Trata-se de um dos pesadelos mais comuns, e algo que praticamente qualquer pessoa já experienciou durante a sua vida. Não se sabe muito bem porque é que isto sucede, mas consiste em adormecer e, de repente, sonhar que estamos a cair, e despertar sobressaltados. Pode ser que isto tenha algo a ver com o fato de que os músculos se relaxam durante o sono, e o cérebro interpreta isso como um perigo.

Perder-se ou ficar preso em algum lado

Encontrar-se num lugar do qual não conseguimos sair é algo bastante comum também, e que pode ser o conteúdo principal de um terror noturno. Ficar preso em algum lado também pode ser um destes famosos terrores. 

Ser atacado

Outro dos terrores noturnos mais comuns entre os adultos é ser atacado por algo, ou por alguém.

Ainda assim, parece que existem tantos tipos de terrores noturnos, quanto pessoas. Em qualquer caso, o que não é demasiado habitual é sofrê-los frequentemente. Se este é o seu caso, recomendamos-lhe que consulte o antes possível com um profissional. Não deixe que nada interrompa o seu descanso!