Os Sonhos Mais Comuns dos Animais de Estimação

Nov 9, 2019 | ANIMAIS, CURIOSIDADES

Se você tem um animal de estimação, provavelmente já se perguntou se ele sonha quando dorme. E se assim for, como serão os seus sonhos. Você pode ter observado como, quando dorme, faz movimentos estranhos ou até barulhos. A princípio pode parecer estranho, mas com o tempo perceberemos que esta prática é comum em nosso animal de estimação. Isto porque, na verdade, quando os animais dormem, também sonham. A questão é: com o que é que os animais sonham exatamente?

Aristóteles, no seu trabalho sobre Sono e Insónia, escreveu: “Observa-se claramente que todos os outros animais participam do sono, seja ele aquático, aéreo ou terrestre. Em A História dos Animais, Aristóteles escreveu: “Parece que não só os homens sonham, mas também cavalos, cães e bois; sim, ovelhas, cabras e todos os vivíparos de quatro patas…”.  Embora Aristóteles não tivesse grandes meios para fazer essa análise sobre os sonhos dos animais, ele não estava longe da realidade.

Para determinar se os animais sonham ou não, já que não podemos perguntar diretamente a eles, os pesquisadores têm focado em duas formas de investigação de seu comportamento durante o sono. A primeira é a observação do seu comportamento físico enquanto dormem, e a segunda é a monitorização dos seus cérebros para determinar como é o seu sono.

Com que sonham os animais?

Foi só em 1960 que começaram a aparecer relatórios em revistas médicas com a descrição de pessoas que faziam movimentos estranhos enquanto dormiam. Assim, em 1965, os cientistas franceses Michel Jouvet e JF Delorme descobriram que a extração de uma parte do tronco cerebral, chamada pons, do cérebro de um gato impedia que este ficasse paralisado durante o estágio de sono REM. Eles eram chamados de gatos em REM-A (A de atonia). Assim, puderam observar como os gatos operados caminhavam e se comportavam agressivamente durante o sono REM.

Isso implicava que eles sonhavam com atividades nas suas horas de vigília. Isto é, quando estão acordados. E desde então, a pesquisa tem mostrado um comportamento semelhante.

Segundo o neurologista Adrian Morrison, os gatos REM-A movem a cabeça como se fossem estímulos. Alguns gatos também apresentam comportamento idêntico aos ataques

predatórios, como se estivessem a perseguir ratos nos seus sonhos. E quanto aos cães, já se viu que a sua actividade é muito semelhante à dos gatos.

Por sua vez, os pesquisadores do MIT Kenway Louise e Matthew Wilson registraram a atividade dos neurónios em uma parte do cérebro do rato chamada hipocampo. Então eles descobriram que quando os ratos estavam na fase de sono REM, era como se estivessem a correr por um labirinto, assim como fariam na vida real.

Em relação aos sonhos das aves, os biólogos Amish Dave e Daniel Margoliash da Universidade de Chicago observaram o cérebro de uma espécie de ave, o diamante zebra. Descobriram que enquanto dormiam, esta espécie de ave praticava as suas canções.

Assim, parece que os sonhos dos nossos animais de estimação são muito semelhantes à realidade que eles vivem, como acontece connosco os humanos. É claro que não podemos perguntar-lhes pessoalmente com o que sonham, mas de acordo com os padrões neurais que seguem, parece claro que os sonhos dos nossos animais de estimação são muito semelhantes aos nossos: eles baseiam-se no que acontece com eles durante o dia ou nos padrões de comportamento que usam na sua realidade.

Então parece que você não precisa se preocupar quando seu animal de estimação faz esses movimentos estranhos enquanto ele dorme. Significa que ele está a sonhar, e provavelmente sonha com os desafios que tem no seu dia-a-dia.

No entanto, se estiver preocupad@ que o seu animal de estimação possa ter problemas de sono, recomendamos que consulte um especialista (neste caso, o seu veterinário).