Os segredos da sesta

Mar 28, 2020 | INFORMAMOS-TE

A sesta é mais do que apenas o esporte nacional, como é brincadeira chamada, é também um hábito saudável que, quando bem executado, tem inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, quando uma série de regras não são seguidas, pode causar problemas. Aqui estão alguns segredos interessantes para ter em mente quando tirar uma soneca.

Qual é a melhor maneira de tirar uma soneca?

O hábito de dormir a sesta é muito saudável desde que um mínimo de requisitos seja cumprido.

  • Sestas curtas: uma sesta apropriada deve durar entre 10 minutos e meia hora. Quando ultrapassam os 30 minutos, retardam o organismo, além de causarem em muitas ocasiões insónia nocturna.
  • Início da tarde: a hora ideal para uma soneca é depois do almoço, entre as 14 e as 14h30. Depois das 3 horas da tarde pode interferir com o sono da noite.
  • Num local adequado: certifique-se de que a sua sesta se realiza num local escuro e calmo, com uma temperatura adequada e onde não tenha de sofrer qualquer tipo de distração.

Depois de ter dormido uma soneca, tente se dar alguns minutos para retomar suas atividades, especialmente se elas exigirem uma resposta brusca e rápida, como dirigir.

Benefícios de tirar uma soneca

Se é verdade que a sesta é o esporte nacional, há muito poucos praticantes deste esporte. Embora pareça uma mentira, menos de 20% da população pratica a sesta diariamente, apesar dos muitos benefícios que ela proporciona. Estes são alguns deles.

Prevenção de doenças cardíacas

A sesta reduz o risco de doenças cardiovasculares em quase 40%. Quando você não consegue dormir a quantidade certa de sono, seu sistema imunológico e músculos enfraquecem, o que pode levar a diabetes e doenças cardíacas

Melhora a aprendizagem

A sesta aumenta o desempenho à tarde, aumentando a capacidade de aprendizagem em até 10%. Um sono descansado no início da tarde ajuda a fixar os conhecimentos já adquiridos e a aprender novos conhecimentos. É uma espécie de reinício cerebral. É por isso que é tão importante para crianças e adolescentes.

Estimulação da criatividade e dos reflexos

Segundo numerosos estudos, a sesta estimula o hemisfério direito do cérebro, que está associado à criatividade humana. E reduz os erros no trabalho e até duplica os níveis de alerta.

Estimula a positividade e melhora o humor

Estudos recentes mostram que a sesta reduz as emoções do medo e da raiva, aumentando a positividade. Em geral, o humor é melhorado aumentando a serotonina e proporcionando uma sensação de bem-estar e satisfação.

 Melhor concentração e memória

Mesmo pequenas sestas de menos de 10 minutos ajudam a melhorar qualquer actividade que requeira concentração, como memorizar objectos ou palavras. O sono é um grande facilitador da memória de curto prazo, além de criar novos espaços na mente para a aquisição de novos dados.

Ajuda a controlar o peso

Um dos maiores inimigos da linha é a ansiedade e o stress, que muitas vezes tentam ser aliviados comendo alimentos gordurosos e açucarados. A sesta vai à raiz do problema, reduzindo o nervosismo e tornando a sua alimentação mais saudável.

O descanso é uma parte fundamental da saúde, e muitas vezes o sono nocturno não é suficiente para enfrentar as actividades diárias a cem por cento. É por isso que a sesta é um hábito saudável que recarrega as suas baterias e tem um impacto no seu bem-estar físico e mental