Os remédios naturais para combater a ansiedade

Ago 21, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE | 0 comments

Hoje em dia sofrer de ansiedade pode ser algo habitual, que algumas pessoas sofrem em algum momento das suas vidas. Muitas vezes, os problemas que nos caem em cima são incontroláveis, dependendo sobretudo do estado de ânimo em que nos encontremos a capacidade de lidar melhor ou pior com eles.

Esse sentimento de medo e inquietude apodera-se de nós de tal forma, que nos provoca mal-estar e uma sensação de nervosismo contínuo. Ao fim e ao cabo, temos de pensar que não deixa de ser uma reação normal e saudável, que se costuma ativar ante uma ameaça ou um perigo que aparece de forma inesperada.

Porém, converte-se num transtorno de ansiedade quando se manifesta em situações que realmente não são ameaçadoras, ou quando se mantém de uma maneira persistente, afetando consideravelmente a nossa atitude na vida diária.

Se bem que é um impulso que nos pode vir muito bem para alcançar metas difíceis, os transtornos de ansiedade como tal podem chegar a ser muito pesados, pela carga emocional que carregam. Em qualquer dos casos, pode tomar nota de alguns dos remédios naturais que lhe oferecemos, para mitigar os seus efeitos na medida do possível.

Remédios naturais para combater a ansiedade

Na maioria das vezes, os remédios para combater a ansiedade associam-se a medicamentos ou terapias médicas. O que quiçá desconheça é que, para além da ajuda profissional nos casos estritamente necessários, há recursos naturais que o podem ajudar a aguentar e ultrapassar as moléstias que surgem com esta enfermidade.

Fazer exercício físico

Praticar exercício físico é uma das alternativas polivalentes para solucionar todo o tipo de problemas relacionados com a nossa mente. Tanto para superar depressões, como estados de ânimo de baixa autoestima, praticar desporto liberta as conhecidas endorfinas da felicidade.

Enquanto fazemos exercício, facilita-se o manuseamento de emoções negativas, como a raiva e a ira. Está demonstrado que as pessoas que têm uma boa rotina diária conseguem evadir-se dos seus problemas e inquietudes. Este hábito gera uma sensação de bem-estar, que liberta a mente de preocupações, estimulando a confiança em si mesmo.

Praticar yoga

A prática de yoga traz benefícios tanto físicos como psíquicos. Por um lado, ajuda a ter um corpo firme e tonificado. Por outro, ajuda a que a nossa mente se mantenha tranquila e estável. É uma filosofia de vida na qual se busca a paz interior, o bem-estar, e o compromisso com atitudes éticas.

Tal como sucede com o Pilates, tem a particularidade de que cada movimento se integra com a respiração. A concentração de que se necessita para poder lograr essa coordenação facilita o controlo dos nossos sentimentos nos casos mais extremos. Fisicamente, esta atividade estimula os processos metabólicos, melhorando a circulação no nosso corpo.

Além disso, com a sua prática, baixam-se os níveis do controverso cortisol. Ainda que não deixe de ser uma hormona necessária, para atuar em determinadas situações que requerem uma resposta rápida, demonstrou-se que o seu excesso poderia ter efeitos negativos no nosso organismo.

Tomar infusões de ervas

Tradicionalmente, as infusões são uma solução para acalmar os estados de ânimo, quando nos encontramos alterados por qualquer circunstância. Por exemplo, além das mais conhecidas tília e valeriana, pode experimentar outras menos famosas, como as de kava ou alcaçuz.

O ideal seria tomá-las regularmente, em um par de ocasiões ao dia, para manter os seus efeitos relaxantes. É aconselhável ingeri-las antes de ir dormir, porque é o momento perfeito para poder adormecer de uma forma natural.

Descansar adequadamente

Obter um descanso reparador quando nos deitamos é fundamental para levar uma vida totalmente saudável. No caso de quem padece de ansiedade, temos ainda mais motivos pelos quais necessitamos de recuperar os níveis de melatonina. Quanto mais idade tenhamos, melhor qualidade deveremos obter no nosso sono.

Os problemas derivados da ansiedade criam uma tensão muscular no corpo, e uma sensação de fadiga que nos faz sentir mais cansados do que o habitual. Por isso, é importante descansar o máximo possível, para tentar libertar a nossa mente de todas as preocupações.

O nosso conselho é que tente relaxar-se da maneira que prefira, e que, em todo o caso, consulte com um médico se acredita que tal é necessário.