Os perigos de dormir com lentes de contacto

Abr 24, 2021 | INFORMAMOS-TE

Cerca de 8% da população espanhola entre 12 e 65 anos usa lentes de contato devido às suas vantagens no conforto em relação aos óculos tradicionais. Porém, é preciso ter cuidado e monitorizar a sua higiene, além de garantir o seu correto uso.

É de grande importância retirar as lentes de contato quando vamos dormir, pois podemos correr grandes riscos de sofrer danos na vista e infecções. Além disso, teremos um descanso de pior qualidade ao dormir com elas. Explicamos alguns dos perigos de dormir com lentes de contato.

Porquê dormir sem lentes de contacto?

O objetivo das lentes de contato é preservar a saúde dos olhos e corrigir vários erros de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. No entanto, se usar lentes que não sejam específicas para dormir, é importante retirá-las minutos antes de ir para a cama. Quer saber porquê?

A córnea (a lente de entrada do olho) não possui vasos sanguíneos como o resto dos tecidos do nosso corpo, por isso é nutrida pelo oxigénio atmosférico para manter a sua atividade celular. Ou seja, com os olhos abertos, o oxigénio chega até nós através da atmosfera. No entanto, quando dormimos, o oxigénio chega até nós a partir dos vasos sanguíneos dentro da pálpebra. Ao dormir com lentes não específicas para isso, não chegará oxigénio suficiente à córnea, o que pode acarretar consequências negativas para a nossa saúde.

Em resumo, ao usarmos lentes de contato quando ficamos muito tempo com os olhos fechados, produzimos menos lágrimas e as lentes podem colar-se em nossos olhos devido à desidratação no canal lacrimal.

Os perigos de dormir com lentes de contacto

O uso indevido das lentes de contato é usá-las sem cuidados de higiene extremos no seu manuseio e conservação. A isto devemos acrescentar outro grande erro: dormir sem tirar as lentes de contato, mesmo que seja apenas uma sesta. Segundo a comunidade oftalmologista, dormir com lentes de contato pode causar problemas de saúde ocular e desencadear sintomas como: olhos vermelhos, visão embaçada, fotossensibilidade, lacrimejamento constante, conjuntivite, infecções da córnea e até risco de úlcera na córnea.

Embora seja verdade que o design e os materiais com os quais as lentes de contato são feitas estão a tornar-se melhores e mais permeáveis, o abuso delas impede a adequada lubrificação da lágrima na córnea.

A revista científica Ophthalmology publicou um estudo há anos atrás no qual se revela que as probabilidades de sofrer de ceratite (infecção da córnea) aumentam em quase 7 vezes em pessoas que dormem ocasionalmente com lentes de contato. Com isto não pretendemos assustar ninguém, as lentes de contato são uma forma segura e eficaz de corrigir problemas refrativos, mas é claro que o seu uso inadequado representa um risco para a saúde.

Quase todos os fatores de risco mais comuns que podem causar estes problemas se reduzem à falta de higiene das lentes, prolongar a sua vida útil mais do que o recomendado pelo fabricante ou dormir com as lentes. Além disso, evite usar lentes e líquidos fora do prazo de validade, conservá-las em água corrente ou usar as lentes de contato na praia ou na piscina.

Dormir com lentes de contacto piora o nosso descanso

A qualidade do nosso sono também pode ser significativamente afetada depois de dormirmos com as lentes colocadas. Se usa lentes de contato, é muito provável que alguma vez tenha sido descuidado e se tenha esquecido de as retirar. Isso pode levar-nos a acordar com os olhos irritados, visão mais cansada e a sensação de não ter dormido horas suficientes. Além disso, é provável que seja difícil enfrentarmos o dia com a mesma vitalidade e energia e até mesmo ter dores de cabeça devido à referida irritação nos olhos.

Outros sintomas decorrentes desta negligência que podem afetar o nosso desempenho diário são a fotossensibilidade e a visão turva, que aumentam a sensação de não ter dormido bem. É importante hidratar bem os olhos com lágrimas artificiais e se o desconforto não desaparecer, vá ao oftalmologista.

Não deixe que um gesto tão simples como retirar as lentes de contato e manter a higiene adequada o impeça de dormir bem. A sua saúde e o seu descanso vão agradecer!