Os melhores truques para que os seus filhos ordenem os seus quartos

Ago 29, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS | 0 comments

A 29 de agosto de 1964, Disney estreava um filme sobre uma governanta mágica, que ensinava lições vitais sob a forma de canções. Esse filme, protagonizado por uma jovem e debutante Julie Andrews, converteu-se num fenómeno cultural que percorreu décadas e gerações, e tornou-se num ícone pop e que goza do seu próprio dia internacional. Graças aos ensinamentos que fazem parte da sua história, pudemos aprender uma série de truques para que os nossos filhos recolham e ordenem os seus quartos. Porque apenas faz falta um pouco de imaginação e muita alegria, nós compilamos as melhores dicas para que os mais pequenos sejam organizados.

Os 10 truques inspirados em Mary Poppins que irão fazer com que os seus filhos limpem e ordenem o seu quarto

Que levante a mão aquela mãe ou aquele pai que desejaria desfrutar de poderes mágicos, que possibilitassem que os seus filhos ordenassem e limpassem o seu quarto. Vamos lá. Um, dois, três… ¡Todos!

Porque não há progenitor que não se desespere com a desordem que provocam os mais pequenos e as suas brincadeiras, na Maxcolchon queremos organizar o caos, com a ajuda de uma velha amiga: Mary Poppins.

Este ícone, interpretado em 1964 por Julie Andrews, mostrava-nos as aventuras de uma ama, que aparecia num lar para ajudar a ordenar a vida e os quartos das crianças que a habitavam. Inspirados pela sua magia, a sua alegria, e a capacidade que demonstrava para solucionar qualquer problema, fomos interpelar ao seu espírito, para juntar uma série de conselhos, que farão com que os seus filhos se tornem mais ordenados e limpos. Porque é possível conseguir que as crianças se unam à limpeza e à ordem.

1. Crie o seu próprio kit de limpeza

De certeza que em algum armário da cozinha ou do quarto de banho tem o seu equipamento habitual de limpeza: um espanador, panos, limpa-vidros, ou qualquer outro produto. Sem necessidade de incluir nenhum elemento químico ou que possa ser perigoso para as crianças, crie um kit de limpeza infantil. Porque não há nada de que os pequenos da casa mais gostem do que imitar os seus pais. Seguramente que assim vão ter um maior impulso para limpar e ordenar, enquanto você faz o que tem para fazer.

2. Faça com que ordenar o seu quarto seja uma espécie de jogo infantil

Da mesma forma que as crianças adoram imitar os seus pais, há outra coisa que os deixa loucos: os jogos e as competições. Se as faz acreditar que limpar e ordenar o quarto é um tipo de jogo ou competição, farão qualquer coisa para vencer. ¡Incluso ordenar o quarto!  Isso sim, você como adulto terá de ser mais astuto do que eles, e idealizar jogos originais e apetecíveis. Por exemplo, “ganha quem antes guarde no seu sítio tudo o que seja de cor azul”. Ou, “aquele que guarde os brinquedos num minuto será o campeão do mundo”.

3. Faça-os atuar

Dispare a sua imaginação, e utilize aquelas histórias que eles adoram. Por exemplo: “agora és a Cinderela, e tens de limpar o quarto antes de que as terríveis meias-irmãs regressem a casa”.

4. Auxilie-se da magia que consegue a música

Não faz falta que transforme o dia de limpeza num musical, mas se acompanha a jornada com canções de que os seus filhos gostem, tudo será mais tranquilo.  Além disso, hoje em dia é muito mais fácil, com o Spotify e as suas listas de reprodução. E, como é óbvio, ¡é permitido dançar!

5. Inclua uma tabela de classificação ou pontos

Com o objetivo de dar ainda mais um aspeto de jogo ou competição desportiva, socorra-se de uma cartolina, onde pode ir anotando os pontos. Se, além disso, lhe junta uns post-it, ou marcadores às cores, os mais pequenos vão-se envolver ainda mais na atividade de limpeza.

6. Os prémios e recompensas são permitidos

Se a cada coisa que vão ordenando, os vamos premiando com algum tipo de recompensa, os pequenos vão achar que toda a atividade é mais agradável, divertida e motivadora. Pense que o objetivo escondido não é apenas o mero fato de limpar, mas sim que não se aborreçam com isso.

7. Sobretudo, use a sua imaginação por completo

Já viu que a melhor ferramenta que utilizava Mary Poppins era o poder da imaginação. Mas isto servirá de pouco para os mais pequenos, se em primeiro lugar não o aplica a si mesmo.