Os diferentes truques para adormecer os bebés

Jun 26, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Aqui vai um dado que pode deixar geladas a todas as mamãs e a todos os papás: durante o primeiro ano de vida de um recém-nascido, os seus progenitores podem perder entre 400 a 700 horas de sono. Traduzido em dias, uns 29, aproximadamente. Ou seja, o primeiro ano de vida do seu bebé transforma-se num mês de sono menos para si. Com estas cifras, o normal é que estes truques para adormecer os bebés se revelem de vital importância para o descanso de todos esses progenitores que já não sabem o que fazer para que os seus pequenos durmam mais.

Os melhores conselhos para adormecer rapidamente o seu bebé

Entre 14 e 19 horas por dia. Esse é o intervalo em que se movem as horas de sono dos bebés. Umas cifras que podem parecer muito altas (e que de fato, o são), mas que têm o seu reverso negativo no seguinte dado: os bebés não costumam dormir mais de quatro horas seguidas.

É com este último dado que nasce o desespero e o cansaço dos pais. Quando um recém-nascido não consegue dormir mais de 3 ou 4 horas seguidas cada noite, os pais acabam por ter os mesmos despertares noturnos. Uma situação que se agrava durante os primeiros 6 meses de vida (e por vezes mais), e que traz as suas consequências, como o possível mau rendimento laboral no dia seguinte. Além disso, associados vêm os problemas físicos e emocionais relacionados com o cansaço.

Se é um desses pais e mães que têm um bebé que ainda é incapaz de dormir entre 8 e 12 horas seguidas (algo que poderá festejar quando o seu pequeno supere os 6 ou 7 meses de idade), aqui vão uma série de conselhos e truques que o ajudarão a adormecer o seu bebé.

O (milagroso) método Oompa Loompa

Segure o seu bebé sobre os joelhos, embale-o suavemente enquanto canta com um tom suave o “oompa loompa” de ‘Charlie e a fábrica de chocolate’. Por mais bizarro e simples que pareça, apenas tem de ver este vídeo que uns pais subiram com este método improvisado por eles para comprovar a sua eficácia. Em menos de 30 segundos, o seu recém-nascido “cai” adormecido.

Utilizar diferentes aplicações

As novas tecnologias e as “apps” dos nossos smartphones não só servem para subir fotos ao Instagram. Baby Sleep, Instant Baby Sleep ou Baby-Silencer são aplicações gratuitas que pode descarregar no seu telemóvel e que podem ajudar a adormecer o seu bebé. ¿Como? Graças à reprodução de sons relaxantes (Baby Sleep ou Instant Baby Sleep), ou pela emissão de luzes em movimentos e transições doces e suaves (Baby-Silencer).

(h3) Dispor do melhor colchão de berço possível

Não são só os adultos que precisam de um colchão respirável ou firme, também os recém-nascidos. Além de oferecer-lhes um colchão de berço firme, que não tenha demasiados acolchoados e que conte com fibras suaves e sistema anti sufoco, também há que ter em conta a quantidade de fluidos que emitem os bebés. Algo que pode provocar-lhes um mau descanso e que apenas um colchão de berço com qualidade como o Eco ou o Luna poderão proporcionar.

Dar-lhes banho com água morna

Antes de seguir esta dica, o ideal é que o bebé tenha tomado o leite materno antes e não tenha uma sensação de fome que o possa perturbar. Depois de isso se verificar, dar-lhe um pequeno banho pode relaxá-lo, se o acompanharmos com movimentos amorosos, suaves e lentos.

(h3). Criar um bom ambiente no seu quarto

Tal como devemos fazê-lo para nós, manter um ambiente ameno e confortável no seu quarto é fundamental. Com uma temperatura que não se afaste dos 22 graus, a ausência de ruídos, e cobrindo-o e abrigando-o com tecidos cómodos, de algodão, e que ajudem à termorregulação, será meio caminho andado. Além disso, deite-o de barriga para cima ou de lado para dormir no berço.

Dar-lhes leite materno

Como já referimos, que se alimentem antes do banho bem temperado e antes de deitar-se, resultará de vital importância para que possam adormecer muito mais facilmente. É importante que saiba que o leite materno contém triptofano, um elemento que nos ajuda a dormir, graças a que quando se metaboliza no nosso corpo produz serotonina e melatonina.

Limpar o berço

Além de colocá-los na posição mais correta para os bebés (boca para cima, ou de lado), devemos assegurar-nos de que não haja nenhum objeto no berço. Mantas, peluches, brinquedos, biberões… O único objeto que está recomendado pela Associação Espanhola de Pediatria é a chupeta. Segundo informam, favorece tanto a respiração como a posição da língua, diminuindo assim o risco de morte súbita.