Onde mandar fora os colchões velhos

Fev 10, 2020 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Quando se trata de renovar o nosso equipamento de descanso, podemos nos deparar com o problema de não saber o que fazer com os colchões velhos. Devido ao volume que ocupam e ao seu peso, livrar-se deles pode ser uma tarefa complicada. Transportá-los em elevadores, escadas ou dentro do carro são alguns dos obstáculos que podemos encontrar ao descartá-los. No entanto, apesar das complicações que a sua eliminação pode acarretar, é importante não deixar os colchões em nenhum lugar, pois eles podem ser reciclados ou reutilizados e muitas vezes acabam sendo jogados fora na via pública ou desperdiçados em aterros sanitários.

A vida útil de um colchão é de cerca de dez anos, após os quais o seu desempenho e forma começam a perder-se e a deformar-se. De qualquer forma, existem diferentes tipos de razões pelas quais você pode decidir mudar um colchão. Exemplos disso são querer mudar o tamanho da cama (geralmente para uma maior), bem como escolher experimentar novos modelos de colchões diferentes dos que você está acostumado. Embora a principal razão pela qual normalmente decidimos mudar de colchão é porque já não está em boas condições. Já pensou no que pode fazer quando se desfaz de um colchão?

Reutilizar o colchão se ele estiver em bom estado

Provavelmente conhece alguém que poderia usar o seu colchão velho. Caso contrário, uma boa opção é contactar uma associação ou ONG que se encarregue de o fazer chegar à pessoa que mais precisa. Em geral, em todas as cidades existem organizações sem fins lucrativos que ajudam pessoas carenciadas. Alguns deles normalmente recolhem este tipo de bens sem custos para os oferecer directamente a pessoas sem recursos. Lembre-se: se há algo melhor do que a reciclagem, é a reutilização.

Algumas câmaras municipais recolhem no domicilio da pessoa

Se o que precisamos é de nos livrar de um colchão sem comprar outro em troca, os serviços municipais de recolha de resíduos oferecem diferentes possibilidades. Cada município normalmente tem uma política de recolha de mobiliário, por isso é melhor contactar o município em questão para obter instruções. O pessoal dir-lhe-á onde pode deixar o seu colchão para que este possa ser recolhido o mais próximo possível da sua casa.

A loja onde compra o novo pode ter esse serviço

Se estiver a comprar um colchão novo, pode pedir ao vendedor para levar o colchão antigo que usou. Sem dúvida, este é o sistema mais conveniente porque, ao mesmo tempo que recebe o novo produto, livra-se do antigo, sem ter de o guardar ou mesmo sair de casa. Ao contrário da compra de eletrodomésticos, as lojas não são obrigadas por nenhum regulamento a recolher colchões velhos. É um serviço voluntário de cada vendedor, que é cada vez mais comum na indústria de colchões.

Na Maxcolchon oferecemos a recolha de mercadorias com o serviço de transporte e montagem. Embora este serviço seja gratuito, a coleta tem um custo reduzido e varia de acordo com os itens a serem removidos. Este serviço adicional pode ser utilizado desde que os artigos não sejam móveis fora do nosso equipamento de cama.

Temos muitas possibilidades ao eliminar o colchão usado que já não queremos, desde a doação a outras pessoas até à reciclagem. Você não tem mais desculpa para se desfazer do seu colchão velho da melhor maneira possível – faça a sua parte pelo meio ambiente!