Como escolher a sua almofada?

Fev 24, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Se estabelecermos que o colchão é o rei do descanso, a figura da rainha deve cair para o outro grande elemento indispensável que determina a qualidade do nosso sono. Porque escolher a almofada certa é tão importante como escolher o colchão certo. Os seus diferentes materiais, as diferentes categorias já existentes, o tamanho, a firmeza, a adaptabilidade… São tantos os requisitos e características que os definem que já não podemos ter desculpas se todos os dias acordarmos com a sensação de não termos descansado devidamente ou mesmo com dores no pescoço e nas costas.

Os travesseiros vão facilitar a melhor postura que devemos ter para dormir e, para isso, na Maxcolchon oferecemos um catálogo presidido por almofadas viscoelásticas, de látex e microfibras. E, para ocasiões especiais, modelos para viagens, para aliviar problemas físicos (como dores cervicais), posturais ou mesmo de berço. Diferentes materiais, tipos e produtos que obedecem a uma série de requisitos que só nós podemos decidir, mas que no entanto devem seguir os seguintes parâmetros que vamos estabelecer.

Que aspetos devemos considerar ao escolher a nossa almofada?

Embora estes casos nem sempre ocorram, vamos começar com os mais urgentes. As pessoas que necessitam de necessidades especiais e cuja escolha irá determinar a melhoria ou não das suas condições. Portanto, será vital que todos os que sofrem de problemas físicos, especialmente dores no pescoço, escolham uma almofada de pescoço cuja curvatura melhorará a qualidade do descanso.

Outro segmento da população que precisa de cuidados especiais e que deve ser protegido com cuidados especiais são as mulheres grávidas. Durante os nove meses de gestação o seu corpo sofrerá diferentes alterações, pelo que um descanso correcto melhorará a qualidade da experiência e, obviamente, a sua saúde. É aí que entram em jogo as almofadas posturais, um modelo que também pode funcionar como uma almofada de enfermagem, uma almofada de leitura ou um elemento de carinho.

Em que devemos reparar ao escolher uma almofada?

Firmeza

Certamente a primeira pergunta que você vai fazer quando quiser comprar uma nova almofada é sobre este recurso. Para uma alta firmeza, tanto o viscoelástico como o látex melhorarão os seus cervicais. Para a firmeza intermediária e necessidades padrão, as fibras, microfibras e viscoelásticos perfurados serão uma boa escolha.

Respirabilidade

Porque não só o colchão e as diferentes roupas de cama determinarão os graus com os quais partilhará a sua noite, a respirabilidade das almofadas também será decisiva. Na Maxcolchon recomendamos os modelos mais respiráveis feitos de viscoelásticos modelados com gel e os viscoelásticos perfurados, sempre cobertos com uma capa tencel transpirável.

Tamanho

Um elemento básico, mas não sem importância. Neste caso pode escolher entre uma almofada que cubra toda a parte horizontal da cama ou, se dormir com um parceiro, duas almofadas que desempenham a mesma função mas que se adaptam às necessidades de cada um dos cônjuges.

Postura de dormir

Porque cada pessoa é um mundo quando dorme, a posição natural determinará a qualidade do descanso. Se você é um daqueles que dorme de costas, você pode escolher entre os diferentes modelos com uma firmeza intermediária. Se você tende a dormir de lado, você vai precisar de uma almofada cuja firmeza e densidade tendem a ser altas. Finalmente, se você não puder evitar dormir de bruços, a opção que mais atenuará os efeitos dessa postura incorreta será uma almofada com muito pouca firmeza e não um tamanho grande.

Qual material escolher?

Como já mencionamos, na Maxcolchon temos diferentes tipos de almofadas quando falamos sobre o material de sua fabricação.

Látex

Se você escolher esta opção você conseguirá um descanso suave com um alinhamento correto de pescoço e cervicais. Como uma vantagem, no caso de seleccionar o látex perfurado conseguirá uma maior transpiração, o que permitirá uma menor transpiração na época de Verão.

Viscoelástica

As almofadas viscoelásticas são as que garantem maior firmeza durante o resto. O modelo perfurado é mais respirável e proporciona melhores níveis de conforto.  E, claro, a sua principal característica reside na sua adaptabilidade à pressão que o nosso próprio corpo exerce sobre ela.

Microfibra

A opção mais económica não falta, portanto, em termos de qualidade. As almofadas de fibra oferecem flexibilidade e resistência às mudanças ambientais, tornando-o um modelo polivalente graças também à forma como facilitam as mudanças de postura naturalmente.