O sono durante o ciclo menstrual

Mai 16, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

O ciclo menstrual envolve mudanças de todos os tipos no corpo humano. Devido às múltiplas alterações hormonais que ocorrem ao longo de suas diferentes fases, pode-se sofrer alterações em diversas áreas da vida, como no sono e apetite.

Especificamente, durante o ciclo menstrual, há um aumento dos estrogénios até que ocorra a ovulação, a partir da qual aumenta a progesterona. De acordo com pesquisas realizadas a este respeito, o aumento dos estrogénios tem sido associado com um aumento do sono REM e um aumento da progesterona com maior sensação de sonolência.

Mas, o que acontece exatamente durante o período menstrual? Quando menstruam, muitas mulheres apresentam um aumento da sonolência e também um aumento do apetite. Porque acontece isto?

O sono durante o ciclo menstrual

O sono pode ser influenciado por uma infinidade de fatores, entre os quais podemos encontrar fatores ambientais e externos, como mudanças da hora ou da luz solar, por exemplo. No entanto, as alterações hormonais são um dos fatores que mais influenciam os períodos de sono da mulher.

(h3) Fases do ciclo menstrual

Dependendo do estágio do ciclo menstrual em que se encontra, ∫a mulher pode experimentar vários tipos de mudanças durante o sono. Pois ao longo do ciclo, ocorrem diferentes mudanças hormonais.

  • Durante a fase folicular (do dia 1 ao dia 13 do ciclo, ou do final da menstruação ao início da ovulação): No final deste período produz-se um aumento da secreção de estrogénio.
  • Durante a fase lútea (do 14º ao 28º dia do ciclo, ou da ovulação até à menstruação): Ocorre aumento da secreção de estrogénio, mas principalmente um aumento da secreção de progesterona. Isto causa a fragmentação do sono, através de mecanismos diretos e indiretos. Diretos através dos seus efeitos ao nível dos centros de regulação do sono do cérebro e indiretos, causando um aumento na temperatura corporal diurna e noturna. Isto, por sua vez, causa um aumento da sonolência diurna, o que explica a razão pela qual fica mais sonolenta durante a menstruação.

Por sua vez, parece que durante os dias anteriores à menstruação pode haver uma diminuição na proporção de sono e dos sonhos. Além disso, são muitas as mulheres que apresentam dificuldade para adormecer ou manter o sono, o que se traduz em perda da qualidade do descanso, o que pode afetar significativamente o seu dia a dia.

Sono durante a Tensão Pré Menstrual (TPM)

A síndrome pré-menstrual consiste numa série de alterações que ocorrem nos dias anteriores à menstruação. Especificamente, durante os 3-6 dias anteriores à menstruação, pode ocorrer o seguinte:

  • Despertares noturnos frequentes.
  • Sonolência diurna.
  • Problemas para adormecer.
  • Pesadelo

O sono durante a menstruação

Geralmente a sonolência desaparece durante a menstruação. No entanto, algumas mulheres ainda podem sentir desequilíbrios no sono e também no apetite. Isto pode ser uma consequência das mudanças de temperatura que ocorrem, embora também possam haver outras causas que levam a um mau descanso:

  • O stress.
  • Maus hábitos alimentares ou de sono.
  • Doenças diversas.

Ainda assim, parece que as hormonas envolvidas na menstruação podem causar um humor mais irritável em algumas mulheres. Isto pode fazer com que, diante de determinadas situações emocionais, haja uma alteração hormonal que produz alterações na estrutura do sono, da mesma forma que pode ocorrer com o apetite.

Aparentemente, de acordo com os especialistas, as alterações do apetite costumam ser mais comuns na síndrome pré-menstrual, durante os 10 ou 15 dias anteriores ao sangramento. Durante este período, parece haver um desejo maior por alimentos com alta densidade calórica.

Recomendações para que desfrute de um bom descanso durante a menstruação

Embora as alterações hormonais durante a menstruação sejam inevitáveis, assim comoas suas consequências, existem algumas recomendações que podem ser realizadas para desfrutar de um bom descanso:

  1. Estabelecer uma rotina de sono regular.
  2. Ter cuidado com o meio envolvente, evitando temperaturas extremas e ruídos fortes.
  3. Evitar bebidas e otros estimulantes (como bebidas energéticas ou tabaco, por exemplo).
  4. Não realizar exercício físico ao final do dia.

Resumindo, descansar adequadamente pode ser um desafio durante o período menstrual, mas, seguindo algumas recomendações, os distúrbios do sono durante o ciclo menstrual podem ser reduzidos. Cuide do seu descanso!