O seu ombro esquerdo dói quando dorme? Nós dizemos-lhe porquê

Jan 8, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

Se você está aqui é porque em mais de uma ocasião sentiu dor no ombro esquerdo depois de se levantar, um problema que é muito mais frequente do que imagina, e que tem uma causa e, portanto, também uma solução que você pode ter em conta para evitá-la e evitar levantar-se novamente com essa sensação desagradável.

A irritante dor no ombro esquerdo quando você se levanta

Qualquer dor quando nos levantamos é desagradável, mas uma das mais irritantes é a dor no ombro.

Não só se acorda de uma forma desagradável, como também é uma dor que impede de ter uma boa noite de descanso, e pode até durar várias horas da manhã, e não é exatamente uma dor leve.

Na verdade, essas dores geralmente começam de menos para mais, ou seja, as primeiras vezes são uma dor leve que pouco depois de se levantar e mover um pouco o braço, já desapareceu, mas gradualmente, a intensidade aumenta, até que chega um momento em que, se você não tiver colocado solução, a dor não só dura várias horas, mas também se torna insuportável, dificultando qualquer movimento que você queira fazer com o braço.

A isto temos de acrescentar o facto de que, embora não nos apercebamos, esta dor aumenta ao longo da noite, e embora não nos acorde, não nos permite descansar bem.

E quando a dor se agrava, além de não ter descansado adequadamente, também nos desperta, de modo que no final os problemas se acumulam e podem afetar nossa saúde física e psicológica e, portanto, nossa qualidade de vida. É por isso que é importante compreender as razões pelas quais a dor ocorre e conhecer os truques que nos ajudarão a aliviá-la e preveni-la.

Porque dói o meu ombro esquerdo quando me levanto?

Esta dor é causada por problemas nas chamadas “algemas rotadoras”. Este é um grupo de músculos e tendões da articulação do ombro que impede a sua saída, por exemplo, e que nos permite movê-lo normalmente. No entanto, se ficar inflamado, causa aquela dor que você conhece e que é especialmente perceptível pela manhã.

As razões para esta inflamação são as seguintes:

  • Uma ruptura ou lesão
  • Tendinite
  • Má postura

Como podem ver, o nosso objectivo vai ser evitar que as algemas do rotador fiquem irritadas, mas porque é que isto está a acontecer no nosso caso particular? Bem, embora você tenha visto que lesões e tendinites são problemas que podem causar isso, na maioria dos casos, se for devido a algum deles, a dor continua durante todo o dia. No entanto, se no seu caso isso ocorre apenas durante a noite e quando você acorda, na maioria das vezes é devido à má postura enquanto você está a dormir.

Dicas para evitar dores no ombro esquerdo quando se levanta

No caso de uma lesão ou tendinite, devemos contactar o nosso médico de confiança para avaliar a lesão e aconselhar-nos sobre as nossas hipóteses. No entanto, nos três casos poderemos fazer algo para melhorar esta dor tanto à noite como durante o dia, por isso deixamos-lhe este conselho.

Invista num bom colchão

Este é o melhor conselho que lhe podemos dar. Um bom colchão é uma garantia para a nossa saúde, por isso não seja “unhas de fome” ao comprá-lo.

Não apoie seu ombro quando dormir durante os primeiros dias

Manter o peso do seu corpo fora do ombro vai ajudá-lo a aliviar a dor mais rapidamente. Se ele for embora, não hesite em colocá-lo de volta e adotar a sua posição mais confortável para dormir.

Não ponha a mão debaixo da cabeça e da almofada

Este é outro truque que muda a vida. Se quiser pôr a mão debaixo da cabeça, faça-o de forma que fique debaixo da almofada, não diretamente da cabeça. Se o fizer por baixo da cabeça, o seu ombro ficará torcido e doerá pela manhã.