O seu animal de estimação tem pesadelos?

Nov 23, 2019 | INFORMAMOS-TE

Muitas vezes podemos perguntar-nos se os nossos animais de estimação sonham quando dormem. E se assim for, se tiverem pesadelos. Certamente, se você tem animais de estimação, como um gato ou um cão, você pode ter sido capaz de vê-lo tremer e fazer movimentos estranhos enquanto ele dorme. A princípio podemos ficar assustados, mas com o tempo perceberemos que esta prática é comum em nosso animal de estimação.

Então, em alguns desses episódios você pode ter se perguntado se o seu animal de estimação sonha quando ele dorme. A resposta é sim: animais de estimação, como humanos, sonham quando dormem. Pelo menos é o que os nossos cães e gatos fazem. E, como nós, eles têm pesadelos.

No entanto, o tema dos sonhos em animais nem sempre tem sido claro. Só em 2001, quando foram realizados experimentos baseados no monitoramento de cérebros de ratos enquanto estavam acordados e realizando tarefas como correr pelas trilhas para comer. Eles então compararam a atividade cerebral dos ratos enquanto dormiam e descobriram exatamente os mesmos padrões que os ratos mostraram enquanto realizavam suas tarefas.

Isto indicava que os ratos estavam mesmo a sonhar. Portanto, é muito provável que todos os mamíferos sonhem.

Para entender os sonhos, é necessário primeiro entender o processo de sonhar. O sono é um estado natural caracterizado pela redução da consciência e pela redução ou cessação da actividade muscular sensorial e voluntária. Assim, de alguma forma, enquanto dormimos, não comemos, não cheiramos nem andamos.

Parece que o sono nos ajuda no crescimento e reparação dos nossos sistemas corporais. Mas, além disso, durante o sono, o cérebro também parece processar as informações e experiências obtidas durante o dia.

Como você sabe, o sono humano é dividido em dois tipos: sono de movimento rápido dos olhos (REM) e sono não-REM (ou nenhum movimento rápido dos olhos). Durante o sono REM, os nossos olhos movem-se rápida e aleatoriamente. A atividade durante o sono REM é a atividade do animal (ou humano) quando acordado. No entanto, embora pareça que o ser que está a sonhar nesse momento está bastante activo, o que acontece é que é mais difícil despertá-lo nesse momento. E é aqui, durante esta fase do sono, que ocorrem os sonhos.

Mas a questão é, os nossos animais de estimação têm pesadelos? Se sim, como é que sabemos?

Embora não possamos saber ao certo, parece claro que os animais de estimação, como os humanos, têm pesadelos. E como nós, estes pesadelos ocorrem no período do sono REM.

De alguma forma, sonhar é a tentativa dos nossos animais de estimação de compreender a informação que o cérebro processa. Assim, os neurônios disparam e seu cérebro constrói uma história (na forma de um sonho) para se encaixar. Em alguns casos, como no nosso, essas histórias têm um fundo desagradável, tornando-as pesadelos.

Então, como nós, os sonhos dos nossos animais de estimação nem sempre são agradáveis. Os pesadelos e sonhos mais incomuns podem ser a nossa maneira de determinar formas ótimas de comportamento no caso em que a experiência que estamos sonhando se torne realidade. Uma espécie de treino mental inconsciente.

É claro que os sonhos dos nossos cães ou gatos não terão nada a ver com os humanos: eles não sonham em reprovar em exames, por exemplo. É provável que os sonhos dos nossos animais de estimação se concentrem em perseguir brinquedos ou encontrar formas de obter comida. Tal como na realidade.

De qualquer forma, se você acha que seu animal de estimação pode estar a ter problemas de sono, é melhor consultar o seu veterinário sobre o melhor descanso para ele.