O segredo para aumentar a felicidade

Mar 20, 2020 | INFORMAMOS-TE

A busca da felicidade é uma constante na história da humanidade. Mas se refletirmos um pouco em torno do conceito de “felicidade”, poderemos entendê-lo como um estado agradável de satisfação e plena auto-estima; longe do sofrimento. E você, quer saber como ser mais feliz?

Conselhos para a felicidade

A felicidade não depende directamente das coisas que temos ou da extensão dos desejos materiais. Ao invés disso, estaria ligado às sensações e emoções que experimentamos. Saber desfrutar das coisas simples que temos ao nosso alcance é uma virtude que pode aumentar o nível de felicidade das pessoas. Aqui estão algumas dicas para aumentar a sua felicidade:

Exercício e alimentação saudável

É bem conhecido que o exercício pode reduzir consideravelmente os sintomas de stress, ansiedade e depressão, e também pode aumentar a nossa auto-estima e felicidade. Não há necessidade de se esforçar demais ou começar uma rotina extenuante. Caminhar, alongar-se ou fazer uma actividade mais lúdica diariamente é suficiente para aumentar a sensação de felicidade.

Além disso, combinar exercício físico com uma dieta saudável, evitando refeições pesadas, excesso de gordura e alimentos processados pode nos influenciar a nos sentirmos melhor em nossas vidas diárias, mais vitais e felizes.

Estabelecer uma meta diaria

Estabelecer pequenos desafios e metas diárias, seja no nosso trabalho, no esporte ou na nossa própria casa, pode ser benéfico para nos sentirmos realizados e à vontade consigo mesmo. Pequenas metas permitem-nos sentir-nos úteis através de acções reduzidas ou objectivos diários.

Os sucessos pessoais, quase sem exceção, podem nos encher de grande felicidade. Focar na celebração dos pequenos triunfos que acontecem em nossa vida diária, como almoçar ou jantar, terminar um livro, caminhar para o trabalho ou fazer as contas se tornarem fontes de felicidade.

Aprender algo novo em cada día

Esforçarmo-nos para manter viva a nossa curiosidade e tentar aprender algo novo todos os dias pode ajudar-nos a aumentar a nossa felicidade. Podemos tentar aprender uma nova língua ou mesmo tocar um instrumento musical. É importante dedicar uma hora por dia a alguma actividade até se tornar um hábito. Quer decida inscrever-se num curso de pintura, tocar cavaquinho ou aprender a dançar, a importância de criar um hábito é essencial.

Romper os medos

O medo é humano, ele nos acompanha desde o momento em que nascemos até o dia em que morremos. Portanto, é quase uma obrigação aprender a viver com isso. No entanto, passamos muito tempo imersos no medo e é importante não deixar que ele nos invada. Muitas vezes nos perguntamos: “E se?” e isto pode ser contraproducente. Pensar demasiado no futuro ou no passado, e preocuparmo-nos com a mesma coisa durante tanto tempo, pode fazer-nos esquecer de aproveitar o momento.

Ser positivo

Ter uma atitude positiva a cada dia traz bons pensamentos e mais otimismo sobre os problemas que podemos ter. Por outro lado, quando pensamos negativamente, atraímos coisas ruins ou nem ousamos tentar novos desafios e sair da nossa zona de conforto. Embora seja verdade que é difícil permanecer positivo o tempo todo, é algo que temos que praticar e interiorizar aos poucos todos os dias em cada decisão que tomamos.

Dormir é necessário

Geralmente, os adultos precisam de dormir cerca de 7 ou 8 horas por dia. Dormir abaixo desta figura pode ter um efeito prejudicial no nosso estado de espírito. É por isso que é aconselhável ter bons hábitos de descanso e manter uma rotina fixa. Acordar à mesma hora todos os dias, inclusive nos fins de semana, pode ajudar a ajustar o nosso relógio interno e fazer-nos sentir mais activos pela manhã. Além disso, também é aconselhável acordar cedo, pois as primeiras horas da manhã são um bom momento para reflexão e o melhor momento para ser produtivo.

Um descanso de qualidade é importante para enfrentar os novos desafios que nos são apresentados todos os dias. É por isso que uma equipa de descanso em boas condições irá influenciar directamente a nossa saúde e estado de espírito. Lembre-se de verificar o estado do seu colchão e troque-o a cada 10 anos, no máximo. Um colchão em mau estado pode causar vigília noturna, dificuldade para dormir, cansaço matinal e desconforto muscular. Investir no descanso é também investir na saúde e na felicidade.