O segredo do descanso dos desportistas de elite

Jul 11, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, DESPORTO E BEM-ESTAR | 0 comments

O descanso é chave para qualquer pessoa. Porém, no que diz respeito aos desportistas, o descanso representa, junto com a dieta e o treino, fatores chave nas suas vidas. É que o fato de não dispor de um bom descanso pode traduzir-se em cansaço, baixo rendimento, e também lesões.

Tanto para levar a cabo os seus treinos, como para poder desenvolver o resto de atividades da sua vida diária, o descanso dos desportistas pode determinar o seu desempenho, especialmente dos que levam a cabo este tipo de atividades de forma mais profissional.

O descanso dos desportistas de elite: Por que é tão importante?

São muitos os fatores que podem ter influência no bom desempenho dos desportistas. Entre eles, um dos mais importantes é o descanso, que é necessário por várias razões:

Um melhor desempenho desportivo

Ainda que possa parecer um simples complemento, o certo é que a importância que tem o descanso no desempenho desportivo tem sido demonstrada cientificamente. Tanto é assim que uma investigação levada a cabo sobre uma amostra de tenistas, entre os 18 e os 22 anos, estabeleceu que, através da implementação de algumas recomendações de sono nos atletas, produzia-se um aumento de umas duas horas de descanso. Isto aumentou por sua vez o desempenho desportivo dos jogadores.

Prevenir lesões

A investigação também pôde demonstrar a importância do descanso, no que a prevenir lesões diz respeito. Ao que parece, segundo uma investigação publicada em 2014 pela revista Journal of Pediatric Orthopaedics, aquelas pessoas que dormem em média menos de 8 horas por noite tinham 1,7 vezes mais probabilidades de sofrer uma lesão.

Além disso, o descanso também é vital para o bem-estar mental dos desportistas, o que, por sua vez, também influencia o seu desempenho desportivo.

A câmara hiperbárica

Como vê, o descanso é chave para um bom desempenho desportivo. É por isso que muitos desportistas de elite recorrem às novas tecnologias para atenuar e aliviar as suas lesões, e recuperar mais rapidamente.

Por exemplo, em 2002 David Beckham sofreu uma fratura no dedo do seu pé esquerdo, que comprometia a sua carreira naquele momento. Este futebolista foi submetido à câmara hiperbárica, um processo através do qual se trata de encurtar os prazos naturais que uma lesão implica.

Esta câmara, de acordo com o doutor Galo Antonio González, aumenta a pressão atmosférica. Isto causa uma maior oxigenação no sangue, o que, por sua vez, permite que o processo de regeneração de tecidos se leve a cabo muito mais rápido do que o normal.

No entanto, como é lógico, esta câmara hiperbárica não está ao alcance de todo o mundo. É por isso que a tecnologia dos colchões se tem ido adaptando às necessidades dos desportistas de elite, para poder facilitar ao máximo, tanto o seu descanso, como a recuperação das suas lesões.

Os colchões para desportistas de elite na Maxcolchon

Sabemos que nem todo o mundo pode dar-se ao luxo de passar pelo processo da câmara hiperbárica, para poder atenuar mais rapidamente as suas lesões. É por isso que na Maxcolchon criamos dois colchões específicos para os desportistas de elite: o colchão Sojamax e o colchão Mlily Stark.

O colchão Sojamax: o colchão dos desportistas

O colchão Sojamax foi criado para trabalhar todas as noites, recuperando o desgaste da musculatura, assim como prevenindo lesões enquanto se dorme. É o colchão ideal para assegurar o descanso dos desportistas de elite, graças ao seu núcleo de grande resiliência, e à sua capa viscoelástica. Além disso, inclui um acolchoado superior de Airsystem extremamente suave, ideal para descansar após um longo dia de treinos.

O colchão Mlily Stark: ideal para futebolistas

Na Maxcolchon sabemos que nem todos os desportistas têm as mesmas necessidades. É por isso que também nos temos ocupado para oferecer no nosso catálogo o melhor colchão para futebolistas: o colchão Mlily Stark.

Este colchão tem tudo. Trata-se de um todo-o-terreno, que simula estar descansando sobre as nuvens. É composto de viscogel de alta densidade, que diminui a retenção de calor, e se adapta ao descanso de cada indivíduo. Além disso, possui um tecido Ice-Feel, que contribui para uma sensação refrescante muito especial e confortável.

Ainda que estes colchões não funcionem como a câmara hiperbárica, providenciam tudo o que é necessário para o bom descanso dos desportistas de elite. E ainda que o seu desempenho desportivo não seja de nível profissional, recomendamos que os experimente! Não vai querer descansar em mais nenhum outro colchão.