O que significa sonhar com fogo?

Nov 16, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

A interpretação dos sonhos é uma prática milenária, que na antiguidade procurava a possível revelação de mensagens divinas. No entanto, na atualidade, centra-se em decifrar o significado do conteúdo dos sonhos.

Sonhar é habitual quando entramos na fase REM. Trata-se de vivências muito intensas, que algumas vezes costumamos lembrar ao despertar. Além do mais, os sonhos são produto do inconsciente e, por isso, já que são incontroláveis, podem ser experiências agradáveis ou, pelo contrário, autênticos pesadelos.

Um dos sonhos mais habituais tem a ver com o fogo. Aparentemente, representa um perigo iminente, do qual devemos fugir, ou uma ameaça que nos pode afetar de forma negativa.

Porém, segundo o contexto, também pode acabar por ser um elemento purificador. Um sinal que nos indica a necessidade de eliminar as más vibrações que nos rodeiam e seguir o nosso próprio rumo, para evoluir e conseguir mudanças positivas nas nossas vidas.

O que significa sonhar com fogo?

Como em qualquer interpretação, segundo o ambiente no qual vejamos o fogo, pode ter um significado ou outro. Assim, depende de várias nuances, e da situação em que o vivemos.

O começo de uma nova etapa

Sonhar com fogo pode significar que algo está quase a terminar. Poderia significar que estamos muito perto de deixar de nos preocupar por algo que nos tem “perseguido” por tempo suficiente. Quer seja por uma relação sentimental que não funciona, por um trabalho no qual não nos sentimos cómodos, nem recompensados pelo nosso esforço, ou por qualquer outro tipo de relação com pessoas que apenas nos oferecem coisas negativas, poderia ser o início de uma nova etapa na sua vida.

Se, no caso de sonhar com fogo, vê que esse fogo está controlado, pode significar que está perto de um processo de transformação interior. Também pode ser porque chegou ao fim de um ciclo, ou porque quiçá tenha chegado o momento de procurar um caminho diferente ao que leva no momento. O que normalmente chamamos uma “mudança de vida” pode estar aqui espelhado, se sonhou com fogo.

O que significa sonhar com fogo

Períodos de stress

Os sonhos nos quais se vê um incêndio costumam estar relacionados com o stress. Possivelmente, se encontre numa situação limite, na qual se sinta prestes a explodir. Nestes casos, seria um aviso para que comece a relaxar e a ver as coisas de outra maneira, mais pausada e sem pressas, para que as preocupações deixem de afligi-lo a todas as horas.

Crises sentimentais

Em muitos dos casos nos quais se sonha com incêndios, costuma haver um componente sentimental. É possível que esteja a atravessar um mau momento com o/a parceiro/a, e que qualquer tipo de discussão, por pequena que seja, faça saltar faíscas, sem sequer falar.

Pode ser um aviso ou uma recomendação para tentar solucionar os problemas e salvar a relação, atuando de uma forma mais calma, refletindo nas coisas antes de tomar decisões, das quais nos podemos vir a arrepender. Neste sentido, os sonhos podem fazer-nos experienciar sentimentos de culpa, e convém rever esses aspectos negativos que nos rodeiam, para canalizar as nossas atitudes de forma mais positiva.

Preocupações familiares

Normalmente, os sonhos desenrolam-se numa determinada localização. Neste sentido, se sonhamos que há fogo dentro de nossa casa, poderia indicar uma preocupação pela família. Quiçá esteja a passar por um período de discussões contínuas, e tem receio de que o problema se possa descontrolar ainda mais, e fugir completamente do seu controlo.

Curiosamente, no caso de que o fogo esteja na cozinha, é um bom sinal. Possivelmente, está à procura de um novo rumo para a sua vida, e tem-no aí ao virar da esquina, sob a forma de alguma viagem, ou de uma pequena escapada. Pelo contrário, se o fogo está situado no quarto onde dorme, pode significar que os problemas aos quais não dá importância, o estejam a afetar mais do que pensa.

Ao fim e ao cabo, o nosso subconsciente é muito complicado, e muitas vezes é difícil determinar o significado do que acabamos de sonhar. Por isso, em geral, não é algo bom nem mau, mas que depende mais de como tenha vivido a experiência enquanto sonhava, e que sentimentos lhe provoca ao despertar. Sonhos felizes!