O que há de tão especial nos colchões da linha de produtos geriátricos?

Fev 20, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

Há ocasiões em que, por mais que as queiramos evitar, elas podem ser inevitáveis. Enquanto uma delas é uma lei da vida e tem a ver com os nossos aniversários e com o envelhecimento, a outra nunca é de bom gosto e tem a ver com a saúde. Seja na velhice, doença ou ferimentos causados por acidentes, podemos nos encontrar acamados por muito tempo, ou a nossos familiares. E será nestas situações que teremos de adquirir produtos tão necessários como os colchões da gama geriátrica.

Especialmente concebidos para serem utilizados por pessoas convalescentes que terão de passar muito tempo na cama, os colchões sanitários são feitos com materiais mais flexíveis do que o normal e são adequados para a chamada profilaxia de escaras (ou úlceras de pressão). Ou seja, evitam o aparecimento de feridas em pacientes que são obrigados a passar longos períodos de tempo na cama.

Embora no passado só fossem vistos em hospitais e centros geriátricos, felizmente agora podem ser adquiridos em privado. Uma comercialização necessária da qual muitas pessoas que têm que ficar na cama em suas próprias casas têm beneficiado.

Todas as vantagens que se podem obter com os colchões anti-riscos

Uma das vantagens deste tipo de colchão é que pode ser utilizado sobre bases de cama articuladas. Como regra geral, tanto as pessoas que são convalescentes por longos períodos como as que são dependentes (seja por causa da idade ou das condições físicas) necessitam de assistência ao levantar-se ou ao descer da cama. É aqui que as camas de ripas articuladas desempenham a sua maravilhosa função. E tudo com a simples ajuda de um botão e um par de botões.

Outra vantagem é a capacidade impermeável que possuem, graças às suas coberturas protectoras que evitarão a deterioração prematura causada pelo derrame de líquidos, suor, etc… Este tipo de coberturas que normalmente acompanha os colchões sanitários também se destaca pela sua resistência, uma vez que é feita de materiais ignífugos e respiráveis. Tudo tem em vista uma longa durabilidade.

Na Maxcolchon temos produtos de gama geriátrica para todos aqueles clientes que o necessitem. Tanto o articulado Colchão Sanitário HR como o Colchão Geriátrico melhorarão o descanso do convalescente graças à sua excelente articulação e ao seu alto nível de firmeza.

No caso do modelo geriátrico, tem uma FC de 30 kg de densidade e uma camada superior viscoelástica que favorece a proliferação nula de escaras. Isto deve-se ao facto de o colchão se adaptar tanto ao corpo como aos movimentos do utilizador. Ao mesmo tempo, o material visco-elástico permite um alinhamento ideal da coluna vertebral enquanto a pessoa descansa. Isto evita contracções musculares e dores..

Que tipo de estrado preciso para o meu colchão geriátrico?

Como já mencionámos, tanto os colchões sanitários como os geriátricos têm a virtude de se poderem adaptar a bases de cama articuladas. Um modelo de base de cama que também pode encontrar no extenso catálogo da Maxcolchon.

O Estrado Elevável Terapêutico é suportado pelo motor linear e pelo motor vertical para melhorar o resto das pessoas que requerem o seu uso. Uma otimização da articulação dos pés e da cabeça do convalescente, que se beneficiará de uma maior liberdade de movimentos e, portanto, de uma percentagem maior na execução das tarefas diárias. Algo que sem dúvida irá melhorar o seu estado de espírito.

Se, como regra geral, essas pessoas passam longos dias na cama ao mesmo tempo em que precisam de mudanças na sua posição, para conseguir esse movimento contínuo sem sofrer consequências físicas, a figura do incorporador é necessária. Ou seja, o controle confortável que facilita tanto o momento de levantar como o momento de ir para a cama.