O que fazer quando o seu bebé não dorme à noite?

Abr 30, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

O descanso tem uma função fundamental em todas as fases da vida. No entanto, é verdade que se torna ainda mais importante nos primeiros estágios da vida, quando ainda não estamos totalmente desenvolvidos. Os padrões de sono são aprendidos na infância e tornam-se hábitos a ser seguidos à medida que se vão repetindo.

Assim, embora os bebés possam não ter um ciclo de sono definido, pode ser um sinal de algum problema se o bebé não dormir à noite. Em todo caso, deve saber que, dependendo da idade, um bebé pode dormir mais ou menos horas.

Quando deve dormir um bebé de acordo com a sua idade?

Dependendo da idade, é comum que os bebés durmam quantidades de horas diferentes. Aqui estão alguns dados para que não precise de se preocupar:

  • Os bebés recém-nascidos, que ainda não têm dois meses de idade, podem dormir entre 10 e 18 horas por dia, e geralmente não ficam acordados durante mais de três horas.
  • Até os quatro meses, os bebés podem dormir de 6 a 8 horas seguidas. Entre 6 e 9 meses, a maioria dos bebés dorme entre 10 e 12 horas. Durante o primeiro ano de vida, é comum que os bebés durmam 1 a 4 sestas por dia, cada um com duração de 30 minutos a 2 horas.
  • os bebés de 1 a 3 anos dormem de 12 a 14 horas por dia. E por volta dos 18 meses, eles geralmente precisam de mais de uma sesta por dia (que se recomenda que não sejam antes da hora de dormir).

 Se o seu bebé não cumpre este horário de sono, é melhor consultar com o seu pediatra o que pode estar a acontecer e se deve tomar alguma medida especial. Em qualquer caso, existem algumas medidas que pode adotar se o seu bebé não dormir à noite.

O que fazer quando um bebé não dorme à noite?

Existem algumas recomendações que podem ser úteis se o seu bebé não dorme à noite.

As dicas a seguir também podem ajudar o seu bebé a ter um descanso adequado noite após noite:

  • Colocar o bebé na cama quando está acordado, mas com sono. Assim, o bebé pode relacionar a cama ao processo de adormecer. Além disso, é importante deitá-lo de costas.
  • Siga uma rotina consistente e relaxante à hora de dormir. A estimulação excessiva, seja diretamente com o bebé ou em casa, não o ajuda a dormir. Assim, criar uma rotina com abraços, banho ou leitura pode ajudá-los a descansar.
  • Precisa de uma chucha? Uma chucha pode ser o que necessita para se acalmar e adormecer. Segundo pesquisas, este é um bom método até mesmo para reduzir o risco de síndrome de morte súbita.
  • Dê tempo ao bebé para se acalmar. É possível que antes de dormir o bebé fique um pouco inquieto e chore antes de encontrar uma posição confortável para dormir. Se ele não parar de chorar, pode verificar se ele está bem. Além disso, muitas vezes ele só precisa da sua presença para se acalmar e adormecer.
  • Respeite as suas preferências. Se tende a dormir mais à noite ou durante o dia, primeiro precisa de se acostumar com estes padrões.

Em qualquer caso, não tenha pressa e não se desespere se o seu bebé não dormir à noite. Procure colocar em prática estas recomendações e, caso não ajudem, é melhor consultar o seu pediatra.