O que é um edredão nórdico?

Fev 25, 2020 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Nos meses mais frios e difíceis do ano, eles são os nossos melhores aliados. Mas não se enganem, não falamos de café quente pela manhã ou casacos aconchegantes. Nem mesmo colchas e colchas. Estamos a falar do elemento mais vital do Inverno. A que desempenha o papel mais importante no nosso descanso durante essa época de Inverno. Mas para podermos escolher entre os melhores modelos, temos primeiro de compreender o que é um edredão nórdico. E a resposta poderia ser: a evolução mais perfeita da roupa de cama.

Diferenças entre as três peças de têxteis de cama

Há muitos séculos atrás, na Escandinávia muito fria, os seus habitantes observaram como os patos usavam a sua plumagem para sobreviver aos duros Invernos. Seguindo esta premissa, e aplicando uma regra lógica de três, nestes países da região substituíram os característicos sacos de couro com os quais se cobriam à noite por outros formados por penas de pato. Descobriram que estavam melhor isolados do frio e que o edredão tinha nascido. Um pedaço de roupa de cama com o qual só precisamos de ouvir o seu nome para nos aquecermos. Um elemento do nosso descanso que é sinónimo de conforto.

Este produto, exportado pelos países escandinavos acima mencionados e cada vez mais popular em nosso país, tem difundido seu uso de tal forma que já começou a imitar os reis anteriores do inverno. De repente, é mais difícil para nós diferenciarmos entre edredão, colcha e edredão. Mas não se preocupe, há uma série de elementos diferenciais com os quais será fácil não só detectá-los, mas também escolher os melhores modelos.

– Nórdico: Normalmente preenchido com penas de penugem ou de ganso e pato, o que lhe confere uma grande vantagem em termos de espessura e faz dele a cama e o abrigo mais acolchoados do mercado..

– Colcha: Muito típica e característica das casas espanholas, a colcha é a roupa de cama mais difundida. Normalmente tem um propósito mais decorativo, por isso normalmente tem motivos bordados. Embora geralmente não seja muito espesso e, portanto, não foi concebido para os meses mais frios, existem variantes para o inverno.

 

Edredão: Especialmente feito para o inverno, nas casas espanholas costumava substituir a colcha com a chegada dos meses mais frios. Embora tenha sido um pouco ultrapassado pelo edredão nos últimos anos, o seu uso ainda é bastante comum. Ao contrário do edredão acima mencionado, o seu enchimento não pode ser removido ou substituído porque a cobertura é cosida na sua totalidade para permitir que o enchimento seja distribuído ao longo do seu comprimento

Otra de las diferencias con la colcha radica en que el edredón es una prenda mucho más acolchada y suele estar rellena de fibra sintética o plumón.

Do que são feitos os edredões nórdicos?

Como já dissemos antes, o nórdico é a evolução tecnológica para uma invenção de séculos atrás, quando nos países escandinavos eles substituíram as peles por plumão para baixo quando observaram como os patos suportavam o frio. Já hoje, os edredões são compostos por uma capa e recheios intercambiáveis de diferentes espessuras, uma medida que permite a adaptação aos meses mais quentes do ano.

Na Maxcolchon temos dois tipos de edredões de acordo com o seu enchimento: sintético e natural:

– Os enchimentos sintéticos são feitao de fibras que cumprem o poder isolante das penas. Obviamente, e embora tenham sido desenvolvidas fibras sintéticas de alta qualidade, a escolha deste modelo é normalmente acompanhada por razões económicas, uma vez que é mais barato do que o edredão natural.

– O recheio nórdico de materiais naturais é feito de diferentes tipos de penas de pato ou ganso. Considerada como a melhor escolha, a penugem destas espécies de aves obtém um imenso poder isolante do frio ao mesmo tempo que garante a melhor qualidade e a maior durabilidade