O que é cifose e como corrigi-la

Abr 18, 2020 | INFORMAMOS-TE

A cifose é uma curvatura exagerada da parte de trás para a frente. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nas mulheres mais velhas. A condição geralmente faz com que as costas se curvem, assemelhando-se a uma corcunda.

A cifose relacionada com a idade pode geralmente ser devida à fraqueza dos ossos da coluna vertebral, o que provoca a sua fractura e compressão. Outros tipos de cifose provocados por malformações da coluna vertebral ou fracturas em cunha dos ossos da coluna vertebral podem ocorrer ao longo do tempo em crianças ou adolescentes.

A cifose leve causa poucos problemas. No entanto, a cifose grave pode causar dor e desfiguração.

Como corrigir?

O tratamento da cifose depende da causa e da gravidade da doença. Será orientado por um médico, que poderá sugerir alguns medicamentos, como analgésicos ou medicamentos para a osteoporose. Os medicamentos para fortalecimento dos ossos podem ajudar a prevenir fracturas adicionais da coluna vertebral que podem agravar a cifose.

Além disso, o seu médico também pode recomendar::

  • Si la situación es Exercícios: Os exercícios de alongamento podem melhorar a flexibilidade da coluna vertebral e aliviar as dores nas costas.
  • Imobilização: Crianças ou adolescentes com a doença de Scheuermann podem parar a progressão da cifose usando uma cinta corporal enquanto os seus ossos continuam a crescer.

Se tiver cifose grave, o seu médico pode recomendar uma cirurgia para a cifose que belisque a medula espinal ou as raízes nervosas. A fusão vertebral é o procedimento mais comum para reduzir o grau de curvatura.

Que medidas se tomem tomar para o descanso?

Uma vez que se trata de uma complicação de costas, o descanso, em alguns casos, pode ser desconfortável para as pessoas com cifose. Nesses casos, é provável que sejam necessários colchões específicos:

Colchões para a sifose infantil

Neste caso, a Maxcolchon tem disponível na sua gama KidsCollection uma série de colchões que se adaptam a cada fase de desenvolvimento dos mais pequenos. Este tipo de colchão oferece uma firmeza perfeita para o correcto alinhamento das costas, o que pode ajudar a melhorar o resto das crianças e adolescentes afectados pela cifose.

O descanso e a sifose nos adultos

No caso dos adultos que sofrem de cifose, é também aconselhável optar por colchões mais específicos que garantam o correcto alinhamento das costas. A firmeza mais adequada neste caso pode ser uma firmeza média-alta, que ajudará a gerir as dores nas costas. Especificamente, a melhor opção neste caso podem ser os colchões que oferecem 7 zonas de descanso diferentes na sua estrutura. Desta forma, cada parte do nosso corpo pode ser apoiada na firmeza perfeita em cada caso.

É evidente que, nestes casos, se devem evitar os colchões de baixa densidade populacional, uma vez que o nosso corpo poderia ser afundado neles durante o repouso, o que poderia conduzir a posições prejudiciais para as costas. Lembre-se que, para além disso, todos os colchões de alta-firmidade têm camadas de viscoelástico que se adaptam aos nossos movimentos e reduzem a pressão durante o repouso.

E que papel têm as almofadas

As almofadas desempenham um papel muito importante no nosso descanso e, no caso da cifose, o seu papel torna-se ainda mais importante. Nestes casos, é importante escolher uma almofada que se adapte correctamente ao arco do pescoço, que não seja demasiado baixo nem demasiado alto, para que cubra completamente o espaço do pescoço.

Em resumo, é importante considerar algumas medidas de repouso em caso de cifose. Recomendamos que consulte o nosso catálogo de colchões e almofadas mais adequados para as costas. Cuide sempre das suas costas, não se esqueça de o fazer na hora de dormir!