O melhor desporto para aliviar o stress

Mar 14, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

O exercício é conhecido por ser um hábito com grandes benefícios, especialmente para a nossa saúde física. O que nem todos sabem é que o exercício também pode ser benéfico para a nossa saúde mental.

 De acordo com a ciência, o exercício pode ajudar o cérebro a lidar melhor com o stress. Assim diz a pesquisa que estudou o efeito neuroquímico dos fatores envolvidos na resposta ao stress.

Stress e saúde mental: hormonas envolvidas

A relação entre atividade física e saúde mental tem sido amplamente pesquisada. Por enquanto, sabe-se (mesmo popularmente) que o exercício libera endorfinas: uma substância que nos faz “sentir bem” de alguma forma. No entanto, os benefícios para a saúde mental do exercício não terminam aí.

O exercício físico pode até representar um possível tratamento complementar para alguns distúrbios neuropsiquiátricos e comprometimento cognitivo, ajudando a retardar o início dos processos neurodegenerativos.

A pesquisa determinou que, quando realizado em intensidades moderadas, o exercício poderia reduzir os efeitos nocivos de outros causadores de stress. Além da liberação de endorfinas, também foi demonstrado que o exercício libera neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina.

 Como é que o exercício afecta o stress?

O exercício, além de liberar uma grande quantidade de substâncias em nosso cérebro, oferece a possibilidade de o cérebro lidar de alguma forma com o stress. Ela força os sistemas fisiológicos do corpo, que estão envolvidos na resposta ao stress, a comunicar muito mais do que o normal. Este aumento da comunicação corporal pode ser um grande valor no exercício: quanto mais sedentários formos, menos eficiente será o nosso corpo na resposta ao stress.

Que desportos o podem ajudar a lidar melhor com o stress?

Para reduzir o stress, uma boa ideia poderia ser combinar actividades aeróbicas e anaeróbicas. Então, alguns dos desportos que aliviam o stress podem ser:

Correr

É um esporte fácil de realizar e, portanto, um dos exercícios individuais mais comuns, que poderia ter um papel na redução do stress. Assim, parece que, de acordo com um estudo da Universidade do Arizona, apenas correr cerca de 10 minutos por dia poderia reduzir os efeitos adversos do stress e da fadiga.

yoga

O Yoga é uma prática que combina disciplinas físicas e mentais conhecidas por ajudar aqueles que o praticam a alcançar uma sensação de tranquilidade. Isto pode ser útil especialmente em situações estressantes.

Esta prática tem muitos estilos, formas e intensidades. Uma variedade em particular, hatha yoga, é considerada uma grande opção para a gestão do stress. É um dos tipos mais comuns de yoga, uma vez que os seus movimentos não são muito complicados..

PILATES

Pilates é uma prática que envolve certas técnicas de consciência, relaxamento, respiração, atenção, harmonia e equilíbrio. Desta forma, o Pilates pode ajudar a aliviar os efeitos do stress através das suas técnicas e princípios.

Natação

A natação é um desporto completo que, para além de nos ajudar em termos de saúde física, também pode desempenhar um papel na redução do stress. Isto é devido ao envolvimento de algumas hormonas como o cortisol ou a adrenalina, que são reduzidas quando nadamos.

ciclismo

É um desporto que requer concentração e no qual muitos dos nossos sentidos estão envolvidos. Parece ter um papel na redução do stress através da redução da tensão muscular, de acordo com a pesquisa.

Que melhor forma de aliviar o stress do que praticando desporto? Fazer alguns destes exercícios pode ajudar a aliviar o stress diário causado pelo trabalho.