O básico para preparar o seu quarto para o verão

Ago 1, 2021 | DECORAÇAO, QUARTO DE DORMIR | 0 comments

Os dias vão ficando maiores, e as temperaturas começam a ser muito agradáveis. Tudo indica que já temos o verão ao virar da esquina. Ainda que, todavia, falte algum tempo para que chegue o calor sufocante, é boa ideia ir preparando os nossos quartos, e tê-los prontos para passar a temporada estival o mais comodamente possível.

Depois desta primavera tão instável que tivemos, poucas surpresas nos esperam. Por isso, chegou a hora de mudar edredões e mantas, e vestir as nossas camas com tecidos que tragam frescura e transpirabilidade. Se quer ter pronto o quarto, para que o verão não o apanhe desprevenido, deixamos-lhe algumas ideias para o conseguir.

O básico do quarto para o verão

Proteger e preparar os seus quartos no verão é uma opção refrescante para suportar as altas temperaturas. Dê uma vista de olhos aos truques mais básicos para o verão.

Roupa de cama de algodão

Para vestir as nossas camas, os lençóis de algodão são ideais em qualquer época do ano. A transpirabilidade que oferecem permite evacuar o suor e a humidade do corpo, enquanto estamos a dormir. Além do mais, contribuem com um ar fresco para todo o conjunto, para o estilo do quarto, e combinam perfeitamente com qualquer tipo de decoração.

Por isso, utilizar lençóis 100% de algodão é uma das opções tipicamente de verão. Têm a vantagem de ser antialérgicos, e são perfeitos para as peles mais sensíveis, pelo que são ideais para toda a família.

Colchões transpiráveis

Em algumas ocasiões, as noites de verão podem chegar a ser sufocantes. Para evitar que o calor se acumule nas nossas camas é aconselhável dispor de colchões transpiráveis. E é que os suores noturnos e as ondas de calor próprias da menopausa são, entre outros, alguns dos fatores que influem negativamente na obtenção de um descanso reparador.

Além disso, é importante manter a higiene dos nossos colchões, para evitar a proliferação de bactérias, e dessa maneira conservá-los em bom estado durante a vida útil dos mesmos. Por esse motivo, se tem tendência a suar muito, pode sempre adicionar ao seu colchão uma capa protetora, para evitar as possíveis manchas de suor.

Acessórios naturais

O aspeto visual dos nossos quartos também influencia no nosso estado de relaxamento na hora de irmos dormir. Os dormitórios melhor organizados dão uma sensação de paz e tranquilidade. Por esse motivo, é conveniente retirar tudo aquilo que não seja imprescindível durante o verão.

Chegou a hora de que os edredões e os recheios nórdicos passem pela lavandaria, e deixá-los reservados para as épocas mais frias. Ainda assim, se é dos que prefere dar à cama um aspeto mais vestido, pode optar pelas colchas de meia-estação, e colocar por cima travesseiros de diferentes tamanhos e cores, a condizer com o estampado das mesmas.

No que diz respeito aos acessórios, como por exemplo os tapetes, não tem que renunciar a eles. O nosso conselho é que escolha os de fibras naturais, já que decoram o quarto, e providenciam frescura ao mesmo tempo. Também pode adicionar plantas, para completar a decoração do seu quarto. Dão um toque de cor, purificam, e revitalizam os ambientes.

Utilizar ventoinhas

Ainda que dependa da zona onde viva, talvez tenha que recorrer a elas, se a temperatura do quarto é demasiado elevada. Está comprovado que, para obter um descanso de qualidade, é melhor que o ambiente não esteja demasiado aquecido.

Para evitá-lo, sempre é conveniente arejar o quarto pela manhã. E ter em atenção, se está orientado a oeste, tente baixar as persianas, e evitar que o sol aqueça o quarto durante a tarde, a não ser que queira dormir num “forno”.

Hoje em dia pode encontrá-las com temporizador incorporado, para poder programá-las como melhor lhe convenha. Normalmente, quando está muito calor, é mais difícil adormecer. Por esse motivo, pode ser uma boa ideia ligá-la antes de nos deitarmos, e deixá-la em funcionamento durante um bocado.