Métodos de relaxamento para o ajudar a descansar

Jan 14, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

O relaxamento é algo essencial hoje em dia devido ao stress e ansiedade que absorvemos todos os dias, por isso vamos ajudá-lo a descobrir os melhores métodos de relaxamento com os quais poderá equilibrar muito melhor o seu corpo e mente, ao mesmo tempo que terá um descanso mais profundo e duradouro, com todas as vantagens que isso traz para o seu bem-estar diário e qualidade de vida.

Dicas a ter em mente antes de estudar métodos de relaxamento

Antes de aprender técnicas de relaxamento, é importante certificar-se de que possui os dois elementos essenciais que lhe permitirão tirar partido destes métodos.

Aprenda a respirar

Mesmo que o façamos reflexivamente e pensemos que está certo, a verdade é que não sabemos como respirar adequadamente, e isso facilita a acumulação de stress e ansiedade no nosso corpo.

Então vamos começar por aprender a fazer algo que é tão básico e tão necessário. Todos os dias devemos passar algum tempo a praticar a respiração, o que nos fará sentar num lugar onde estejamos confortáveis e com uma temperatura agradável. Vamos deixar a nossa mente em branco e concentrar-nos exclusivamente na respiração.

Podemos estar sentados ou deitados, mas em qualquer caso devemos inspirar lentamente, reter o ar por alguns segundos, e depois expirar lentamente. Lembre-se que temos que fazer respiração diafragmática, ou seja, enchendo apenas a parte inferior dos pulmões, sem mover o peito durante a respiração.

Cuide bem do ambiente em que você vai praticar

Devemos estar num lugar que tenha uma boa temperatura, esteja limpo e sem odores estranhos. Devemos também cuidar da nossa postura, adotando aquela em que nos sentimos mais confortáveis. Pode estar sentado numa cadeira, deitado num bom colchão, ou mesmo na posição de lótus.

Outras técnicas de relaxamento a considerar

Agora que temos o ambiente pronto e aprendemos (ou estamos aprendendo) a respirar, é hora de avaliar os diferentes métodos de relaxamento que podemos praticar.

Os métodos de relaxamento savasana, uttanasana e amar.

Existem métodos específicos muito interessantes que o ajudarão a relaxar, como a savasana, uttanasana e amar.

Todas elas são técnicas de relaxamento com particularidades que permitem a adaptação a qualquer pessoa independentemente do seu nível de stress e tensão. Por isso, recomendamos que os conheça, embora deva começar sempre por praticar a sua respiração, pois, como está a observar, é o eixo principal do relaxamento.

A técnica 4-7-8

Esta técnica baseia-se na realização de respiração diafragmática com o seguinte processo:

  • Respiramos durante quatro segundos.
  • Nós seguramos o ar nos nossos pulmões durante sete segundos.
  • Expiramos, libertando o ar lentamente durante oito segundos.

Técnica que lhe permite organizar os seus pensamentos

Uma das razões pelas quais não conseguimos relaxar é porque carregamos sempre connosco todo o stress e problemas. Temos de aprender a desligar, ou seja, a ter os nossos tempos em que só pensamos em coisas que achamos agradáveis.

Isto não é fácil no início, mas com um pouco de prática você vai ver que você terá uma melhoria muito substancial. O que vamos fazer é aproveitar o momento antes de adormecer para fechar os olhos, deitar na cama e pensar em coisas bonitas, criar as nossas próprias histórias, etc., mas sempre de um ponto de vista positivo e que nos faz sentir bem.

Massagens que ajudam a relaxar

Uma boa massagem é uma ótima maneira de relaxar. Neste sentido, os melhores são aqueles que recebemos na cabeça, no rosto e nos pés.

Aprender a meditar

Sente-se ou deite-se, o que for mais confortável, e respire lentamente oito vezes. Entretanto, imagine que há uma mancha de luz na sua testa. Siga-o e traga-o para baixo ao longo da sua coluna vertebral e em direcção às suas pernas. Levante-a e coloque-a nos seus braços, sempre devagar, e enquanto ela passa pelo seu corpo, sinta essas partes relaxando.

 

Agora você tem tudo à sua disposição para começar a praticar estes métodos de relaxamento e fazê-lo de uma forma eficaz, para o que precisará de prática e um pouco de paciência, pois os primeiros tempos não serão tão eficazes, mas quando aprender a fazê-los bem, verá que o resultado é muito satisfatório, ajudando-o a descansar e relaxar para se levantar no dia seguinte totalmente renovado.